sábado, 31 de dezembro de 2011

Machu Picchu, dicas para ler antes de viajar


Atualizado em 28/02/13: O site oficial de venda das entradas para Machu Picchu tem tido um funcionamento precário e há períodos em que eles não aceitam cartões de crédito, o que impossibilita a compra antecipada da entrada ainda no Brasil. No caso do site oficial não estar aceitando cartões, veja outras formas de compra aqui.
Em 09/julho/12: escrevi para o call center do DRC, órgão responsável pela venda de ingressos para visitar Machu Picchu, e a informação que me deram é que as vendas online estão suspensas temporariamente.  Para mais informações leia aqui.
Como os posts mais lidos aqui no blog são os de Machu Picchu, decidi fazer uma lista de dicas básicas para quem pretende viajar para lá.
1. Quando viajar? A temporada mais seca - e melhor para se conhecer MP -  vai de junho a setembro. As chuvas começam a aumentar em outubro e podem atrapalhar a sua visita até abril. Evite marcar a sua viagem para as férias de janeiro ou para o Carnaval.
2. Como chegar? O mais comum é voando até Cuzco. De lá, mais especificamente de Poroy (cidade a 30 min de táxi de Cuzco) vai-se de trem até Aguas Calientes, cidade que fica na base de Machu Picchu. De Aguas Calientes para a entrada do parque (ou santuário) de Machu Picchu é preciso pegar um ônibus.

3. Vale a pena fazer o trajeto Lima-Cuzco de ônibus? Na minha opinião, não. A viagem dura cerca de 24h, as estradas peruanas não são boas e pode haver queda de barreiras no caminho.
4. Como comprar a passagem de trem? No site da Peru Rail. Compre com antecedência! Eles aceitam qualquer cartão de crédito internacional, mas, se ele não for um do tipo Verified by Visa (emitido só pelo Bradesco),  você terá que pegar a passagem em uma agência da Peru Rail. Leia mais detalhes aquiserá preciso apresentar o cartão no momento do embarque. Atenção, não adianta comprar a passagem de trem sem ter garantido o ingresso para Machu Picchu, principalmente na alta temporada! (Atualizado em 10/05/2012)
5. É melhor comprar a passagem de trem saindo de Cuzco ou do Vale Sagrado? Depende de como você planejou a sua viagem. O trajeto Vale Sagrado - Aguas Calientes é mais curto. Por exemplo, há um trem do tipo Vistadome que saí de Ollanta às 7h05 e chega em Águas Calientes às 8h27. De Cuzco para Águas Caliente o primeiro trem saí às 5h55 e só chega em Águas Calientes às 9h52. É possível, por exemplo, comprar a ida pelo Vale Sagrado e a volta para Cuzco (e vice-versa). Veja o mapa das estações de trem. É bom saber as diferenças entre os tipos de trens. Há um novo modelo chamado Autovagon
6. Como comprar o ingresso para visitar Machu Picchu? A compra de ingressos pelo site, usando cartões de créditos está suspensa. Leia o post. Nesse post aqui, você encontra dicas de como resolver o problema (leia os comentários também!) Há um site só para isso, mas temos um problema: teoricamente,  eles só aceitam cartões de crédito do tipo Verified by Visa que, no Brasil, só é emitido pelo Bradesco. É possível comprar um ingresso que permita subir no Huayana Picchu.
A Polliana deixou um comentário aqui no blog dizendo que conseguiu comprar o ingresso para Machu Picchu com o Visa (Verified by Visa, Bradesco) do pai. Antes, ela ligou para o call center deles e confirmaram que ela não precisará apresentar o cartão de crédito usado na compra lá.Obrigada, Polliana!
7. Dá para comprar o ingresso para visitar Machu Picchu na entrada do parque? Não mais.
8. Sou estudante/idoso, dá para conseguir desconto no ingresso para visitar Machu Picchu comprando online? Não. O ingresso de estudante pode ser comprado no Centro Cultural Machu Picchu em Aguas Calientes ou no INC (Instituto Nacional de Cultura) de Cuzco. É preciso ter a carteira internacional de estudante. Não há desconto para idosos.
9. Vai dar muito trabalho fazer tudo sozinho; que agência você indica? Não tenho uma agência específica para indicar. Quando fui, o esquema era outro e só usei uma agência para  comprar a passagem Lima-Cuzco (comprei a passagem Rio-Lima numa promoção). Na época, eles me atenderam muito bem.
Você pode ver a lista de agências que o governo peruno indica aqui
Atenção: não recomendo mandar dinheiro para a agência por depósito bancário ou via Western Union. O Ricardo Freire fez um post muito bom falando dos riscos dessa prática. Por outro lado, a Natalie e o Fred  do Sunday Cooks fizeram exatamente o que não é recomendado e não tiveram problemas.
10.Com que roupa que eu vou? Use roupas confortáveis, apropriadas para uma caminhada leve. Não se esqueça de boné, óculos escuro, filtro solar e capa de chuvas (dependendo da época). Meninas, por favor, nada de salto alto!
Os posts das viagens ao Peru estão organizados aqui.
Foto by Lu Malheiros

59 comentários:

  1. Olá Lu Malheiros, seu blog foi essencial para a minha ida a MP. O verified também aceita o Itaú. Comprei as minhas passagens na peru rail pelo cartão do bradesco (com chip obrigatoriamente). Como o segundo trecho era diferente (fui por Ollanta e voltei para Poroy) tive que usar outro cartão, desta vez do Itaú (tb com chip) pois não aceitaram mais o bradesco. Mesmo o Bradesco, recusou algumas vezes, até completar, dá trabalho, mas a ida a MP compensa e como! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Nivia,
    Obrigada pelo comentário.
    Uma dúvida, quando você fala do cartão do Itaú, você o usou para comprar a passagem de trem ou o ingresso para Machu Picchu? Para a compra da passagem de trem NÃO é necessário que o cartão seja do tipo Verified by Visa.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!! Quero muito conhecer MP
    Post para guardar ;)

    ResponderExcluir
  4. Lu, este post é de utilidade pública !!

    Interessante, estive em Machu Picchu, em fevereiro, em carnaval de priscas eras e pegamos céu azul direto, mas um frrrrio de rachar. Tive que comprar poncho, luvas e que tais.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Queridos MauOscar e Majô,
    Que bom que vocês gostaram!
    Majô, eu também estive em Machu Picchu na época de chuvas (início de março) e dei a maior sorte! Assim como você, peguei dias lindos! Mas, previsão é previsão, então é bom alertar o pessoal, né?
    Bjs,

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, o cartão do Itaú foi usado na compra do trem, porém, no site da peru rail informava que só aceitavam o verified. De qualquer forma, tentei em todos os cartões possíveis, cheguei a apelar para os cartões dos amigos. Só o Itaú de uma amiga e o meu Bradesco que passaram e os dois pelo verified (o site da peru rail mandava para a página do banco onde colocávamos todas as senhas).
    O ingresso de MP eu inclui em um pacote com o Hotel e paguei tudo junto.
    Tb peguei muito frio em cuzco em setembro, mas em MP clima ótimo, tranquilo e agradável.

    ResponderExcluir
  7. Caraca, simplesmente amei!
    Vou favoritar logo pra nao perder nunca mais esse post. Hehehehe.
    Certamente usarei como guia na hora de decidir o roteiro por lá.
    ;)

    ResponderExcluir
  8. Maurício,
    Que bom que gostou!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  9. Realmente está muito, muito difícil o acesso a Machu Picchu. Comentei no meu blog que overified by Visa não funcionou comigo no site - simplesmente não houve redirecionamento para se insrir nº do cartão e até mesmo conseguir falar com as agências é difícil.

    De todo modo, desde junho vem consultando seu site para dúvidas sobre a viagem ao Peru. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. Leo,
    Concordo, eles complicaram a vida do turista independente!
    Minha tática com as agências é a seguinte: escrevo logo para umas cinco e vejo quem responde primeiro e as condições de pagamento (outro problema)
    Tenho certeza de que a viagem valerá todo o trabalho que você está tendo para organizá-la!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  11. Lu, o funcionário do hotel me escreveu hoje. Parece que tudo vai se resolver! Oremos, hehe...

    Obrigado pela visita! Bj do Leo.

    ResponderExcluir
  12. Lu, adoreiii aqui!
    Mas infelizmente... vou p/ MP dia 26/out. .. chegando lah as 9h e volto dia dia 28/out as 7 da manha... será que dá tempo de conheceee bem?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo,
    Não sei se entendi bem: você vai chegar em Machu Picchu ou em Cuzco no dia 26? Um dia é mais do que suficiente para conhecer MP!

    ResponderExcluir
  14. Oii. Lu.. meu nome é Caio rsrs..
    eu tava falando besteria. rsr.. vou chega em lima dia 23.. eu vou tenta pega um voo p/ cuzco no mesmo dia... aii eu só teria dia 24 p/ conhecer MP... pq dia 25 atarde tenho q estar em Lima novamente!

    ResponderExcluir
  15. Caio,
    Tudo vai depender do horário dos seus vôos, entretanto como você não incluiu o trecho nacional (Lima-Cuzco-Lima) na passagem internacional, se alguma coisa sair errada - mal tempo, por exemplo - você corre o risco de perder um vôo. Um outro problema é que os vôos de Lima para Cuzco (e vice-versa) costumam sair pela manhã bem cedo e vão até o início da tarde. Não me lembro de nenhum vôo saindo após às 15h/16h, mas posso estar enganada.
    Veja os vôos disponíveis no skyscanner http://www.skyscanner.com.br e os horários de trem na http://www.perurail.com/en/ O esquema que você sugere pode até ser possível, mas acho MUITO arriscado e estressante!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. Realmente.. bem arriscado, vou em um evento com a UEL, onde estudo..... Mas qq coisa perco o 1 dia... pq ir p/ Peru e não conhecer machu pichu.. ahh é tenso. uahuah
    Fiquei impressionado com o valor da passagem de lima-cuzco... eu praticamente paguei isso de sp-lima!
    Vou chega em Lima as 11h... se naão atrasar!
    Vi os horário de voo, vo ter q ir na quarta mesmo.... mas ai o problema seria o trem p/ MP! rsr
    MAs enfim, valeu mesmo pelas dicas.. qq coisa entro em contato novamente!
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Caio,
    Veja se consegue comprar o trajeto Lima - Cuzco pela Star Peru. As tarifas são mais baratas e você pode comprar pela internet e pegar o bilhete lá. Se o seu cartão não for Visa do tipo Verified by Visa eles cobram um sinal (não é um valor a mais!) de US$ 15 para a reserva. Ao chegar à Lima, basta passar em uma loja da Star Peru com o cartão que fez a reserva (e a mensagem que eles enviam com o código), efetuar o restante do pagamento e receber a passagem. Um abraço,

    ResponderExcluir
  18. O post mais didático que já li sobre Machu Picchu. Eliminou todas as minhas dúvidas! Por sorte vou passar lá em junho, no fim de uma viagem pelo mundo.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,
      Eu é que agradeço pelo comentário!
      Vou acompanhar a sua volta ao mundo! Aproveite!
      Um abraço

      Excluir
  19. Ótimo blog... Pena que só o descobri depois de estar em Cusco. Só gostaria de salientar que, os hoteis aki nesta época do ano, são realmente muito em conta. Vim com um grupo de 06 amigos e conseguimos a estadia para 4 dias por 100 Nuevos Soles (+/- R$68 por pessoa) em quartos triplo, com banheiro com agua quente 24h por dia (não é um luxo, mas uma necessidade) e a duas quadras da Plaza de las Armas. No mais Cuzco é linda, o centro muito limpo e tem turistas aos montes. Os vendedores ambulantes incomodam um pouco no início, mas logo vc pega a manha e se livra deles rapidinho. A colinária é exótica, mas tem rede de Fast-Food 24h pra quem não encarar, ou passar mal depois de comer algo diferente. Ainda não fomos a MP, mas amanhã iremos. O frio aqui pela manhã e pela noite massacra, mas durante o dia o sol dá as caras e pode-se passear a vontade (mas leve agasalho, esfria de uma hora pra outra) Abços

    ResponderExcluir
  20. Lu vc saberia me dizer quanto eu teria q pagar por um taxi de Cuzco até a estação de trem para MP?? O ônibus que pego em Águas Calientes até a entrada de MP é preciso pagar antes tb ou sempre tem??

    ResponderExcluir
  21. Lu tenho outra dúvida...Qto tempo mais ou menos costuma durar a visita a MP?? É bom pegar o primeiro trem ou não tem necessidade?? Bjs

    ResponderExcluir
  22. Karina,
    Em fev/09, paguei US$8 pela corrida de Cusco até Poroy. Veja mais detalhes no post http://www.dividindoabagagem.com/2009/04/trem-de-poroycuzco-para-aguas-calientes.html
    Quando você vai? Até 15 de abril de 2012, o trajeto está sendo feito de ônibus+trem. O ônibus sai da estação de Wanchaq , a 5 min do centro de Cusco, e te leva até Ollantaytambo pata pegar o trem. Veja mais detalhes em https://www.perurail.com/en/comunicado_clima.php
    Você pode pagar pelo ônibus que sai de Aguas Calientes (AC) até a entrada de Machu Picchu em AC mesmo. Na alta temporada - de julho a agosto/setembro - o que pode acontecer é você pegar fila para comprar o ticket do ônibus. Se quiser, compre o ticket antes na Consettur http://www.consettur.com/ em Cusco. Veja o mapa da loja deles no site.
    A visita guiada a MP dura cerca de 3h, mas você pode ficar lá até o parque fechar. Eu peguei o 1o trem saindo de Cusco, pois voltei no mesmo dia. Não recomendo que você faça como eu, isto é, ir e voltar no mesmo dia. É bastante cansativo!
    Qualquer dúvida, volte a escrever!
    Abs

    ResponderExcluir
  23. Anônimo,
    Muito obrigada pelo seu comentário.
    Ah! Eu gostei muito do Bembo´s!
    Abraço

    ResponderExcluir
  24. Oi Lu, então estamos planejando nossa viajem para começo de Agosto.
    Já entrei em todos os sites indicados por vc para comprar ingressos e o onibus a MP e assim que a reserva do hotel estiver concluída começarei a compra-los...
    Como vamos ficar hospedados em Cusco teremos que ir e voltar no mesmo dia a MP, será cansativo, mas não terá outro jeito.
    Em Cusco quais os lugares que vc indicaria para visitarmos?? Ah para comer vi que vc mencionou o Bembo's que por sinal é pertinho do nosso hotel. Tem algum outro lugar q vc recomendaria??
    Ah! Obrigada pelas informações elas foram mto úteis!!!

    ResponderExcluir
  25. Karina,
    Na página http://www.dividindoabagagem.com/2009/08/organizando-os-posts-da-viagem-ao-peru.html você encontra os posts da minha viagem ao Peru organizados por tema.
    Fiz um city tour por Cusco (na verdade mais pelos arredores da cidade) e um passeio de um dia até o Vale Sagrado. Contratei tudo com uma agência.
    Dos restaurantes que fui (Don Ceferino, Green´s e Jack´s cafe) o Don Ceferino foi o mais fraquinho, mas serviço de restaurante varia muito.
    Você ler o que achei dos restaurantes e dos passeios lendo os posts listados no post síntese.
    Ah! Quanto aos restaurantes, eu experimentaria o Chicha e o Pachapapa. Veja uma lista dos restaurantes de Cuzco em http://www.lonelyplanet.com/peru/cuzco-and-the-sacred-valley/cuzco/restaurants
    Abs

    ResponderExcluir
  26. Muitooooo boas dicas! O peru esta na lista de destinos dos sonhos e esse seu post so facilita em muito uma viagem p/ la! Favoritado!!! :-)
    Bjus!

    ResponderExcluir
  27. Faaala Galera.
    Consegui comprar as entradas pra MP sem problemas por esta agência!!!E melhor usando MASTERCARD!!!
    http://www.cuscotravel.com/english/index.html

    ENJOY!!! ::hahaha:: ::otemo::

    Mau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mau,
      Que bom! Muito obrigada por ter deixado essa dica aqui!
      Abraço

      Excluir
  28. Bom dia! Gostaria de saber quantos dias são recomendados para uma visita a Machu Picchu. Existe um número mínimo? Uns 5 dias, incluindo a viagem, são muito pouco? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Para fazer as contas você deve levar em consideração o tempo de viagem de sua cidade até Cuzco. Dependendo do vôo, você só chegará em Cuzco no dia seguinte ao da partida.
      Na melhor das hipóteses:
      Dia 1 - Brasil - Cuzco
      Dia 2 - Descansar (para se aclimatar a altitude)
      Dia 3 - Cuzco - Aguas Calientes/Machu Picchu (dormir em Aguas Calientes). Não recomendo voltar para Cuzco no mesmo dia. É possível, mas cansativo e fica-se pouco tempo em Machu Picchu.
      Dia 4 - Aguas Calientes/Machu Picchu - Cuzco
      Dia 5 - Cuzco - Brasil
      Atenção: não inclui a visita ao Vale Sagrado e aos sítios arqueológicos próximos a Cuzco.
      Um abraço,

      Excluir
  29. Oi, Lu

    Muito bom mesmo este post (só ressaltando o que já foi dito). Eu estava confusa sobre a história da compra do trem com o cartão de crédito e resolvi checar no site da Peru Rail. Achei o seguinte: Dear passenger, we accept all credit cards. Please consider that you must show the credit card used to purchase your ticket upon boarding the train, only if you have Verified by Visa or Securecode MasterCard this wont be necessary.

    Mas para a compra da entrada a Machu Picchu não tem outro jeito, só este Verified by Visa? Que coisa doida! O mais engraçado é que no site do governo oficial há até um link na "ajuda" que tenta nos convencer dos benefícios deste Verified by Visa.
    Muita peixada isto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecidibe,
      Obrigada pelo comentário! Você viu o post http://www.dividindoabagagem.com/2012/05/mudancas-na-compra-da-passagem-de-trem.html ?
      Para Machu Picchu só dá para comprar a entrada, teoricamente, só com Verified by Visa, apesar de haver uns poucos relatos de gente que conseguiu comprar com outro cartão... O jeito é tentar comprar a entrada de MP via agência peruana!
      Abraço,

      Excluir
  30. OI Lu, td bem, esse blog me ajudou bastante..mas sofri muito tentanto comprar as passagens do trem!! Tentei varios cartões,e a cabei consguindo comprar com um do Santander, e o mais inacreditavel é q a bandeira da Mastercard, quase nao acreditei.Liguei na operadora do cartao e conferi pra ver se estav a tudo ok, e nem acreditei qdo me mandaram por email os tickets..portanto, fica a dica tentem todos os cartoes possivies, quem sabe, né!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani,
      Muito obrigada! Só uma dúvida você conseguiu imprimir as passagens? Por que é possível fazer a compra com qualquer cartão. O problema é a questão da emissão do bilhete que, segundo o site, só é feita, agora, quando se usa um cartão do tipo Verified by Visa. No caso da compra ter sido feita com outro cartão, o passageiro deve ir a uma loja da Peru Rail para emitir as passagens.
      Abs,

      Excluir
  31. Oi Lu!
    Primeiramente muito obrigado pela resposta anterior. Eu estava bem "cru" no assunto naquele momento!
    Consultando o site da PeruRail vi que existe um trem que sai de Cuzco-Poroy as 6h40 e chega em Aguas Calientes as 9h52.
    Chegando lá esse horário, dá tempo de subir o Huayana Picchu, comprando o ingresso do G2, que é das 10h as 11h ?
    Muito obrigado!
    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo,
      Infelizmente, chegando às 9h52 não é possível subir o Huyana Picchu às 10h... Considere que ao chegar em Aguas Calientes ainda será preciso:
      1) sair da estação de trem e procurar a parada do ônibus que leva até a entrada de Machu Picchu; http://www.dividindoabagagem.com/2009/04/pegando-o-onibus-para-machu-picchu.html
      2)comprar o bilhete do ônibus (pode ser comprado em Cusco)http://www.dividindoabagagem.com/2009/03/dicas-para-quem-vai-para-machu-picchu.html e enfrentar a fila (normalmente não muito grande) para entrar no ônibus;
      3) viajar cerca de 30 min de Aguas Calientes até a entrada do parque;
      4) passar pela verificação de ingressos na entrada de Machu Picchu e se localizar dentro do parque.
      Por uma questão de segurança, calcule em gastar, no mínimo, 1h30 em todo esse processo.
      Deu para entender?
      Um abraço,

      Excluir
  32. Lu,
    Estou indo para Machu Picchu em setembro, tem necessidade de comprar o voo para Cusco, assim com passagens de trem e bilhete para o parque antes?

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Desculpe-me a demora para responder a sua mensagem; estava de férias!
      Sim, eu tentaria comprar tudo antes. Para você ter uma idéia, acompanhe os preços/disponibilidade das passagens de trem e avião pelos sites das empresas. O mais complicado vai ser comprar o ingresso para o parque, neste caso, você precisará de uma agência, pois as vendas online estão suspensas.
      Boa sorte, um abraço

      Excluir
  33. Oi Lu, estou pensando em fazer Cuzco - Valle Sagrado e Macu Pichu entre 22 a 29 de junho, mas soube que neste período acontece a festa do sol e que as cidades ficam intransitáveis, muito ruim de visitar. Tu sabes algo a respeito??? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danylo,
      Nunca estive em Cusco por ocasiao do "Inti Raymi", a festa do sol, mas é uma época cara e toda a regiao de Cusco parece ficar lotada! Dá uma olhada no http://enperublog.com/
      Desculpe a falta de acentos, nao estou em um teclado em portugues!
      Abraco

      Excluir
  34. Olá!! Estou num dilema, Lu. Comprei uma passagem pra Lima, para o dia 14/05,e voltando para o Rio de 22/05. É de muita importancia para mim, visitar Machu Picchu mas ainda não encontrei nenhum tópico mais "alternativo",com alternativas mais em conta, afinal, estou indo com pouco dinheiro. Pensei em ir de ônibus à Cuzco, mas os relatos que dizem ser 24hs de viagem(24hs pra ir e 24 pra voltar??que diabo de estrada é essa?), me entristecem, apesar de AMAR viajar de ônibus.Gostaria de saber se o preço do ônibus é consideravelmente mais barato. Gostaria de saber também, se ja ouviste dizer de alguém que chegou até lá de carona. Estou indo sozinha, tenho 22 anos, acho que é importante frizar estes fatos.Me dê uma luz!!! Não quero desistir de ir à Machu Picchu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonima,
      Infelizmente, conhecer Machu Picchu (MP) nao é barato. Além de voce precisar chegar até Cusco, há outros custos: com o trem até Aguas Calientes (US$140 ida e volta), com o onibus de Aguas Caleintes até MP (cerca e US$ 34) e com a entrada do parque (US$50, sem subir ao Huyana Picchu). Total US$224, sem o transporte Lima - Cusco. Até onde eu sei nao é possível reduzir esse valor.
      Sim, a viagem de Lima para Cusco dura 24h, cada trecho. Demora, pois ela passa pelos Andes e é cheia de curvas...
      Apesar do Peru ser um país seguro, carona nao é algo recomendado por aqui. Procure preco de onibus na Cruz del Sur http://www.cruzdelsur.com.pe/inicio.php
      Voce pode procurar mais dicas economicas no forum mochileiros.com
      Boa sorte, um abraco
      (Desculpe-me a ausencia de alguns acentos, estou em Lima e escrevo de um teclado em espanhol!)

      Excluir
    2. Muito agradecida pelos dados! Vou registrá-los pra ter uma idéia dos gastos. Já ouviste falar de alguem que vc conhece, que fez essa viagem de ônibus? Vale a pena as paisagens da estrada? Se valer a pena, não terei problemas em passar esse tempo na estrada, nada que um bom livro e boas vistas não resolvam! Estou querendo fazer a Trilha de Salcantay, que é mais em conta do que a Trilha Inca Clássica, onde não gastarei com hospedagem,tendo-se em vista que será feito acampamentos durante a Trilha. E essa trilha, fiz uma pesquisa, ta girando em torno de US$280, quase esse mesmo valor que me destes, que não está incluída a hospedagem. Perdoe-me se não fui suficientemente clara! Agora o que gostaria de saber, ainda é sobre essa questão Lima-Cusco. É possível fazer essa viagem fazendo algum tipo de baldeação, com ônibus e trem,pra "ganhar" tempo? Alguma alternativa à ida de avião, que está um abuso de cara. Deve haver alguma alternativa!
      Só pra constar: Me chamo Jéssica

      Excluir
    3. Jéssica,
      Não conheço ninguém que tenha essa viagem de ônibus. Como te disse, é possível encontrar relatos no mochileiros.com
      Quando você vai? É possível comprar a passagem Lima - Cusco -Lima pela Star Peru por até US$ 200 com taxas . Mas tudo depende da antecedência com que você compra!
      Acho que não vale a pena tentar fazer esse esquema de "baldeação". Você precisa considerar que, mesmo que ele exista, no Peru não há uma rodoviária nas cidades: as empresas de ônibus tem os seus próprios terminais e isso complica o esquema de "baldeação". Não há trens ligando Lima a Cuzco.
      Outra boa empresa que faz o trajeto Lima - Cuzco e a Oltursa http://www.oltursa.pe/ uma viagem ida e volta sai por cerca de US$ 130 com direito a lanche(s) e uma boa poltrona. Duração da viagem: 22h
      Boa sorte!
      Um abraço

      Excluir
    4. Jéssica,
      Já ia me esquecendo tem um relato da trilha Salkantay em http://turomaquia.com/roteiro-trilha-de-salkantay-destino-machu-picchu-parte-1/

      Excluir
  35. Uma dica de um guia de CUSCO. Pessoa séria e que conhece muito a cultura Quechua e sobre os Incas. Sr Edgar Tant´alla celular 974-251208 e-mail edgartantalla@hotmail.com ou apuscuscoagency@gmail.com Também recomendo hotel TERRA VIVA. Muito bom. Boa Viagem a todos.

    ResponderExcluir
  36. Corrigindo o e-mail do Edgar Guia em Cusco edgartantallap@hotmail.com https://www.facebook.com/edgar.tantallapuma

    ResponderExcluir
  37. Biano esse guia que indicou tem carro próprio? ele faz visitas guiadas so em Cusco ou pelo Vale Sagrado Todo?

    ResponderExcluir
  38. Oiii Lu, estou indo para o Peru em Julho, mais exatamente dia 5, ficarei 02 noites em Lima, 01 noite em Cusco, 01 noite no Vale Sagrado, 01 noite em Águas Calientes, 02 noites em Cusco novamente. Sei que estará bastante frio essa época. Que roupas devo levar? os casacos brasileiros suportam o frio dai? e calçado? bota rasteira é indicado, ou é melhor tênis para visitar Machu Picchu? Vou no trem Vistadome... obrigada !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Veja a média de temperatura em Cusco aqui http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/PEXX0008 Difícil dizer se os casacos do Brasil suportam o frio de Cusco, vai depender de onde você mora e a que temperatura está habituado. O ideal é ter um casaco parecido com esses http://www.thenorthface.com/catalog/sc-gear/mens-jackets-vests-filter-category-triclimate-0174 que podem ser usados separadamente. Se você não tem, não se preocupe, compre uma boa roupa térmica e use com um casaco de lã fechada. As temperaturas costumam cair mesmo à noite onde se supõe que você estará aquecido no albergue ou hotel.
      Para visitar Machu Picchu, sem fazer a trilha inca, o mais importante do calçado é que ele seja confortável e que não derrape.
      Boa viagem!

      Excluir
  39. Lu,
    Vc.pode nos indicar o nome de algum guia para acompanhar minha família somente no parque em MP
    Fico no aguardo.
    Obrigada,
    Keila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex e Keila,
      Eu fiz tudo de modo independente e contratei um guia oficial na entrada mesmo de Machu Picchu e gostei.
      A Natalie e o Fred do SundayCooks fizeram um post participativo em que as pessoas indicam agências. Dá uma olhada lá, de repente dá para entrar em contato com uma agência e combinar alguma coisa http://sundaycooks.com/2013/02/05/agencia-de-viagem-do-peru-indicacao/
      Boa viagem, um abraço

      Excluir
  40. Olá Lu!
    Primeiramente parabenizo pelo trabalho que fiz em ajudar aos brasileiros que desejem conhecer Machu Picchu, quem escreve é um amante da cultura brasileira e graças a deus já teve a sorte de morar no Brasil por um bom tempo, agora voltei ao Peru - Cusco para montar a nossa operadora de viagens somente para para os brasileiros que desejem conhecer a nossa historia e cultura com guias locais e conhecedores do idioma português.
    Gente se alguém esta precisando de dicas e recomendações dos outros destinos do Peru como Lago titicaca, puno, Arequipa, Nazca, Paracas, trujillo, Huancayo, fico a sua disposição para ajudar;lhes sem nenhum compromisso e assim eu poderia contribuir a que muita gente venha a visitar esta terra maravilhosa herdada por um cultura milenar. visitem nosso site > www.viagensmachupicchu.com.br

    ResponderExcluir
  41. Para as pessoas que estão percorrendo a Trilha Inca e Trilha Salkantay levem um cantil ou até mesmo garrafa pet, pois é de extrema importância estar hidratado durante toda a viagem, seja na trilha Inca ou na Salkantay. Em alguns trechos há pequenos riachos onde você pode encher seu recipiente; portanto leve também um purificador de água (líquido ou em pastilhas – do tipo Hidrosteril). Isso não faz volume, não custa caro, não pesa e pode evitar uma diarréia!
    Durante a noite geralmente é frio, ainda mais na época das geadas, que é muito frio próximo aos nevados, registrando temperaturas abaixo de 0, sendo assim é importante ter um saco de dormir. Se você não quiser levá-lo (por causa do peso e volume), pode contratar com a sua agência ou operadora por que normalmente já costumam alugá-los, dá pra pechinchar pedindo para incluir no que você vai pagar. Eu levaria o meu, acho uma coisa meio pessoal – risos. Dificilmente você vai conseguir alugar um de “primeira mão”. Boa Viagem!!
    http://www.viagensmachupicchu.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Olá gente
    primeiramente parabéns pelo blog.
    eu sou peruano gostaria falar de machu picchu.

    Machu Picchu é considerada patrimônio mundial pela Unesco .
    A cidade Inca também é uma das maravilhas do mundo, o que atrai turistas do mundo todo. É uma grande área onde o mundo se mistura.
    viagem ao Peru e uma diversidade de pacotes de viagens em Machu Picchu Peru.

    ResponderExcluir
  43. Olá pessoal!!
    Porque escolher Peru para sua próxima viagem?
    Cada dia as pessoas se perguntam para onde quiserem viajar na sua próxima férias. Convido-lhes a visitar Peru. Um país mágico e incomparável que durante os últimos anos teve uma evolução favorável a nível econômico, cultural, social e turístico.
    As razões de porque deveria visitar Peru é porque possui uma das 7 maravilhas do mundo moderno, Machu Picchu, a cidadela perdida dos Incas do século XV que foi descoberta no século passado, você visualiza a harmonia da natureza junto com o trabalho perfeito logrado na sua arquitetura.

    Por outra parte a riqueza natural e cultural do Peru é diversificada e que tudo o mundo pode apreciar em suas manifestações culturais expressadas em seu folclore.

    ResponderExcluir
  44. Suas dicas foram otimas para minha viagem ao Peru, machu picchu é incrivel. Você me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir