sábado, 28 de fevereiro de 2009

Compra da passagem de trem para Machu Picchu (MP)

Atualização em 10/05/2012: Se o seu cartão não é um do tipo Verified by Visa (emitido pelo Bradesco) você pode comprar as passagens, mas vai ter que pegá-las em uma agência da Peru Rail como descrito abaixo. Para mais informações sobre a mudança, leia aqui.
Não tive problemas para comprar a passagem de trem Cuzco-Machu Picchu. O site da Peru Rail é bem organizado. Os preços subiram bastante desde os relatos do pessoal que citei em um post anterior. Vejam só os valores round trip (ida e volta):

Backpacker (o mais simples): US$ 96 O Backpacker mudou de nome e se chama Expedition. O preço da passagem em fev/13 é de US$ 130. A boa notícia é que o vagão do trem  mudou e dá mais visibilidade aos passageiros

Antes


Hoje


Vistadome (trem com cobertura de vidro no teto): US$ 158 em fev/13. Não consegui identificar, hoje, a diferença dele para o Expedition. Veja o que a Peru Rail diz aqui.

Hiram Bigham (luxuosíssimo): US$ 588 734 (fev/13)


Fotos: Peru Rail

O Backpacker Expedition sai de Cuzco mesmo(CORREÇÃO IMPORTANTE: SAÍA DE CUZCO! DESDE 01 DE ABRIL DE 2009 ELE ESTÁ SAINDO DA ESTAÇÃO DE POROY). O Vistadome e o Hiram Bigham partem da estação de Poroy que fica a meia hora de táxi de Cuzco.
Também é possível comprar passagens saindo/chegando de/para Ollantaytambo no Vale Sagrado onde há mais opções de preços/horários que na estação de Cuzco/Poroy. Por exemplo, há tarifas round trip de US$ 62  90 até US$ 120 126 em trens Backpacker ou Vistadome (preços de fev/13).
O melhor lado para se sentar na ida para MP é o lado esquerdo do trem de onde se consegue ver bem o Rio Urubamba durante todo o percurso.
Atenção: comprei a minha passagem com 20 dias de antecedência e quase não encontro lugar! As agências de turismo oferecem vários pacotes para MP e, assim, o número de lugares disponíveis online acaba rapidamente.
Atualização: Os posts da viagem estão organizados aqui

74 comentários:

  1. Acabei de ver seu comentário no site do Ricardo e a indicação para seu blog. Para quem disse que é neofita, seu blog está ótimo. Parabéns, continue postando. Fotos legais e textos curtos, porem com conteúdo: acho que este é o caminho. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Luciana,
    Também compramos os bilhetes de trem. Fizemos a compra direto na Peru Rail. Detalhe: o cartão de uma das minhas amigas não passou. Segundo a Visa, foi porque não tinha sido liberado para compras internacionais. Não deu para saber se o problema era esse mesmo, porque usamos outro cartão para fechar a compra.

    Nós escolhemos o Vistadome, de Ollantaytambo para Aguas Calientes, com ida às 15:05h de um dia e volta às 16:20 do dia seguinte. Pagamos 113,00 dólares cada. Até queríamos que a ida para AC fosse mais tarde, mas só havia um trem às 20:00, que já era tarde demais. Isso é sinal de que os bilhetes se esgotam mesmo com muita antecedência para quem quer fazer a viagem por conta própria.

    Quanto a ser mais barato ir com pacote, tenho minhas dúvidas. Ainda não tenho todas as informaçoes necessárias, mas, pelos meus cálculos preliminares, a minha ida a MP vai sair mais barata que os pacotes oferecidos pela Condor Viajes, por exemplo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Murilo,
    Muito obrigada pelo gentil e incentivador comentário!
    Não sei se blogar é a minha praia - acho que prefiro comentar um pouco no blog dos outros - mas já que comecei a escrever sobre esta viagem, pretendo acabar!
    Wanessa,
    Que bom que vocês conseguiram as passagens nas datas desejadas! Ainda bem que, no final das contas, tudo deu certo apesar do problema com o cartão.
    Abraço para ambos,
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. oi Luciana,

    Estamos planejando nossa viagem para o Peru e seu blog foi de grande ajuda.
    Mas, por alguma razão, não estamos conseguindo comprar as passagens de trem pelo site da Perurail, há alguma outra maneira de adquirir as passagens?
    Obrigada,
    Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cláudia,
    Fui checar o site da Perurail e tudo estava ok. Na verdade, na primeira tentativa a tela com os horários dos trens apareceu em branco. Fechei o Explorer, abri tudo de novo e funcionou. Não sei qual o problema que vocês estão encontrando , mas sugiro que tentem de novo. Mesmo quando não há mais vagas aparece um aviso na tela. Caso não funcione, o melhor é entrar em contato com uma agência de turismo em Cusco e tentar comprar as passagens com eles. Nesse site aqui http://www.salecusco.com/ vocês encontrarão uma lista de agências de viagens registradas, veja na coluna da esquerda. O único problema de comprar via agência é que a passagem costuma ser um pouco mais cara.
    Se vocês deixarem para comprar as passagens ao chegarem em Cusco correm o risco de não encontrarem mais lugares ou de pagarem muito caro pelos bilhetes. Uma prima minha pagou um ágio de 60%! Não sei em que época vocês vão, mas eu não arriscaria.
    Boa sorte!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu,

    Me chamo Marcos e estou planejando uma viagem ao Peru para as próximas semanas. Cheguei ao teu blogue por meio do Ricardo Freire.

    Queria apenas deixar registrado os parabéns pelo espaço. Você foi bem didática e prágmática - o que facilita muito a viagem de quem está indo para lá pela primeira vez.

    Um abraço
    MARCOS

    ResponderExcluir
  8. Marcos,
    Peço desculpas pela demora em responder. Estava fora de casa e parcialmente desconectada da internet.
    Obrigada pelo retorno. Sempre é bom saber quando o blog ajuda alguém! E fico ainda mais feliz ao saber que você chegou aqui por meio do Ricardo Freire. Ele é um cara gentilíssimo que faz um trabalho maravilhoso e sempre é motivo de orgulho ser citada no Viaje na Viagem.
    Espero que a sua viagem seja excelente!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  9. Meu nome Rogerio.


    Oi Lu gostei deste espaço e foi de grande importância pra mim, pois estou indo ao Peru, saindo de SC, vou de carro, com esposa e duas filhas de 10 e 11 anos, pois gosto muito de dirigir, alem do que poderei conhecer, alem de MP o deserto do Atacama, passarei por Puno, entre outras cidades do Chile e Peru. Uma duvida com relação as passagens de trem, pois vou em fevereiro 2010, pelo que sei e baixa temporada, será que há necessidade de adquirir com antecedência???

    ResponderExcluir
  10. Rogério,
    Que aventura vocês estão planejando, hein? Parabéns! Se você tiver um blog, me passe o endereço para que eu possa acompanhar a viagem da família! Ou, se quiser, mande um relato para mim que eu publico aqui.
    Sim, fevereiro é baixa temporada, época em que costuma chover em Cusco e Machu Picchu. Eu estive lá no início de março (também considerado baixa temporada) e, como disse no post, quase não encontro passagens. Na verdade, tive que alterar um pouco o meu roteiro em função das datas em que encontrei passagens disponíveis. Recomendo que vocês comprem com antecedência, mas se vocês preferirem comprar em cima da hora o jeito, provavelmente, será apelar para as agências de turismo. Elas cobram um preço mais caro do que a Peru Rail.
    Só uma coisa: tenho certeza de que você já deve estar vendo isso, mas informe-se sobre as condições das estradas; as do Perú não me parecem muito boas. Pensei até em ir para Cusco de ônibus, caso não conseguisse comprar passagem de avião a um preço razoável, mas me desaconselharam, pois, devido às chuvas, existe um risco maior de queda de barreiras. Tem um blog, o En Peru http://enperublog.com/ que talvez possa te ajudar. O trânsito de Lima é ruim e achei que eles dirigem mal!
    Sucesso e obrigada pela visita!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  11. Amiga Lu,

    Seu trabalho é excelente. Uma luz no mapa de todos. Com alguns amigos professores planejamos para 2011 o fretamento de um ônibus para percorrermos 10500 Kms (ida e volta).Sairemos do Rio de Janeiro a Cusco, via Bolívia, Deserto do Atacama, San Salvador de Jujuy na Argentina, Foz do Iguaçu,etc... Somos gratos por seu trabalho. Parabéns. Evandro

    ResponderExcluir
  12. Evandro,
    Muito obrigada pelas gentis palavras.
    Fico feliz que as informações do blog estejam ajudando vocês.
    Fiquei muito curiosa com a viagem que vocês estão planejando! Acho que dá um livro, ou, no mínimo, um blog!Felicidades na empreitada!
    No Viaje na Viagem, o Ricardo Freire está postando uma viagem ao Peru feita pelo Ernesto. Vale a pena dar uma olhada!
    Tudo de bom, sempre.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. OI LU, PARABENS PELAS EXCELENTES DICAS, TO CHEGANDO EM LIMA EM FEVEREIRO PRETENDO ALUGAR UM CARRO, CONSIGO CHEGAR ATE MACHU PICCHU SEM TER Q PEGAR TREM, VAN, ONIBUS, PQ CONSEGUIREI ECONOMIZAR O VALOR DO ALUGUEL DO CARRO, OBRIGADO
    PELA ATENÇÃO E UM LINDO DIA, LUIZ FILIPE LISKA.

    ResponderExcluir
  14. Luiz Filipe,
    Muito obrigada pelo comentário. Respondi-o junto com outro comentário seu no post " De Lima para Cusco". Dá uma olhada lá.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  15. O TREM MUDOU DE SAÍDA AGORA SERÁ DE PISCAUCHO. ALGUÉM CONHECE? NÃO TEM SEQUER NO MAPA DA PERURAIL.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo,
    O nome correto do local de onde o trem está, provisoriamente, saindo é Piscacucho. Pelo que eu li, o melhor jeito de ir para lá é de Ollantaytambo (Vale Sagrado). Há ônibus e vans fazendo o transporte até Piscacucho e aviagem demora cerca de 2 horas.
    A minha recomendação, caso você esteja planejando fazer essa viagem SEM o auxílio de uma agência, é que espere um pouco mais.
    Veja mais informações sobre como ir para Piscacucho em http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g294311-i818-k3537751-Machu_Picchu_Transport_to_Piscacucho-Peru.html
    Vale a pena, também, vc dar um pulco no forum dos mochileiros.
    Abs,

    ResponderExcluir
  17. Estou tentando comprar as passagens de trem para Machu Picchu, para o mês de julho. Tentei comprar por agência de turismo o passeio, mas confesso que achei muito caro. Vi que onde tem mais opções de horário é pela estação de Ollantaytambo. Acontece que não sei qual é a distâcia de Cuzco até Ollantaytambo e se consigo um transporte fácil, que não seja muito caro até Ollantaytambo. Obrigada, Zizi

    ResponderExcluir
  18. Zizi,
    Infelizmente, eu não fiz o trajeto Cusco -Ollantaytambo. Parece-me que não é complicado fazê-lo, não. A Wanessa - do Cadernos de Viagem -fez esse trecho com mais duas amigas. Veja o relato dela aqui http://cadernosdeviagem.wordpress.com/2009/08/03/a-caminho-de-machu-picchu/. Na volta de Machu Picchu elas pagaram cerca de US$ 17 (na época, 50 soles) por um táxi que as levaram de Ollantaytambo para Cusco.
    Sugiro, também, que você dê um pulinho no Forum Mochileiros. Veja, por exemplo, esse link aqui http://www.mochileiros.com/cusco-e-valle-sagrado-perguntas-e-respostas-t29879-30.html
    Boa viagem, um abraço,

    ResponderExcluir
  19. Olá ,
    meu nome é mirian e estou indo para MP no próximo sábado...Tenho pouquissimo tempo pois na verdade vou estar dando uma aula em Lima e aproveitei para dar um esticada...Estou achando os preços muito caros das agencias (cerca de 300,00 dolares por pessoa para passeio em MP com tudo incluido) ...é isso mesmo??? devo arriscar ir sem comprar nada antes? ou vcs acham melhor comprar as passagens de trem e deixar o resto para depois?????

    ResponderExcluir
  20. Mirian,
    Desculpe-me a demora para te responder, mas estava viajando e fiquei sem internet por 3 dias!
    O preço não me parece tão caro não, mas não sei exatamente o que está incluído. O preço é com o voo Lima-Cusco, ou sem? De qualquer forma, para você ter uma idéia, só a passagem de trem sairia por cerca de US$ 100 e você já não deve encontrar mais nenhuma vaga para sábado! Quando fui, a entrada para o Parque custava US$ 40! Fora o ônibus de Aguas Calientes até a entrada do parque (ida e volta) que saiu a US$ 14.
    Espero ainda ter conseguido te ajudar!
    Abs,

    ResponderExcluir
  21. Olá Lú!!!
    É a Mariana novamente...
    Por gentileza, você poderia me passar mais uma informação: Estou vendo à respeito de comprar o ticket de um dos trens - Backpacker ou Vistadome, ambos levam à Águas Calientes??? E de lá, é que pegamos o ônibus que leva à MP???
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  22. Mariana,
    Sim, tanto o Backpacker quanto o Vistadome te deixarão em Aguas Calientes. De lá pega-se um ônibus até a entrada para Machu Picchu. Veja este post aqui http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/04/pegando-o-onibus-para-machu-picchu.html
    O trajeto de Aguas Calientes até a entrada de MP leva cerca de 30 min.
    Se aparecer mais alguma dúvida, volte!
    Abs,

    ResponderExcluir
  23. Oi Lú soou nova por aqui e seu blog tem sido de muita importância.
    Lú estou querendo ir a MP em dezembro o que vc me diz sobre a época? Muito obrigada!!
    Abs
    Sabrina

    ResponderExcluir
  24. Oi Sabrina,
    A época de chuvas na região de Machu Picchu vai, exatamente, de dezembro a março.A chuva pode dificultar um pouco os passeios e, dependendo do tempo, o governo fecha a trilha inca. De qualquer forma,caso você vá por conta própria compre as passagens de trem com antecedência.
    Apareça!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  25. Oi Lu.
    Vamos em janeiro para o peru. Eu (Joel), mulher(Cintia) e filho (Junior) de 4 anos (mas ele topa tudo). Pretendemos alugar um carro em Lima e fazermos Lima-paracas-ica-nazca-arequipa-puno-cuzco e voltar de aviao de cuzco para Lima. Mas não estamos conseguindo comprar as passagens de trem pelo site da PERURAIL. Embora eu já tenha habilitado o cartão para uso no exterior dá sempre a mensagem de que o cartão não foi faturado. Mas eu queria era saber das estradas, elas não são boas? Oferecem riscos? Obrigado desde já e o seu blog é muito legal.:)

    ResponderExcluir
  26. Joel,
    Não andei de ônibus pelo Peru, mas acho que as estradas não são das melhores. Já li sobre estradas fechadas por conta de desabamentos de pedras. Além disso, a época que você vai é de chuva na região de Cuzco. Minha sugestão: lance sua pergunta lá no http://www.viajenaviagem.com/ em um post sobre o Peru.
    Quanto à Peru Rail, entre em contato com eles. Você não é o primeiro que está tendo dificuldades com a compra das passagens. Com as novas regras para se entrar em Machu Picchu - compra de bilhete online e não na entrada do parque - algumas pessoas tem preferido comprar o bilhete de trem e o ingresso do parque com uma agência!
    Boa viagem, um abraço,

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Estou indo com mais 5 amigos em Janeiro/2012 para Macchu Pichu. Em nossa programação, sairemos de Cusco para Ollantaytambo, durmiremos em Ollantaytambo, no dia seguinte sairemos para Águas Calientes, durmiremos por lá tmb, e no dia seguinte cedo seguimos para Macchu Pichu, retornando direto para Cusco após a visita. Se possível tirar algumas dúvidads...

    De Cusco para Ollantaytambo o caminho é feito de trem? Quanto tempo?
    As mesmas dúvidas de Ollantaytambo para Águas Calientes, Águas Caliente para Macchu Pichu e de Macchu Picchu para Cusco.

    Tem alguma agência que as pessoas indicam mais para reserva do boleto para Macchu Pichu e transporte até lá? No site do governo mostra milhares, mas nenhuma referência.

    Att,

    Bernardo

    ResponderExcluir
  28. Bernardo,
    Não, de Cusco para Ollantaytambo o percurso não é feito de trem. Vocês podem contratar táxis que os levem (leia com atenção o relato da Wanessa http://cadernosdeviagem.wordpress.com/2009/ 06/07/planejando-os-passeios-em-cuzco-ii-a-missao ) até lá ou aproveitar um passeio de Cusco até o Vale Sagrado e ficar em Ollantaytambo. Deve dar para ir de ônibus/van de Cusco para Ollanta, mas não sei te dar mais detalhes.
    Os horários de trem/ tempo de viagem de Ollataytambo para Aguas Calientes e de Aguas Calientes para Cusco você encontra no site da Peru Rail https://www.perurail.com/en/
    De Aguas Calientes para a entrada de Machu Picchu se vai de ônibus (cerca de 30 min) veja o post http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/04/pegando-o-onibus-para-machu-picchu.html
    Na época eu fiz tudo sem agência e não tenho como te recomendar uma. Sugiro que você veja agências autorizadas no site da Associação das Agências de Turismo de Cusco http://www.aatccusco.com/ Para referências, acho que vale a pena dar uma olhada no Forum Mochileiros ou lançar uma pergunta no Viaje na Viagem do Ricardo Freire.
    NÃO recomendo o envio de dinheiro, caso a agência peça, via Western Union ou transferência bancária. O melhor é enviar por PayPal ou fazer o pagamento pelo cartão de crédito.
    Me lembrei que comprei a passagem de Lima para Cusco com a http://www.condorviajes.com/ que fica em Lima. Não sei se eles poderiam te ajudar com a compra do bilhete para Machu Picchu.
    Ah! Janeiro é mês de chuva por lá http://www.bbc.co.uk/weather/3941584
    Boa viagem, um abraço

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Estou indo p Peru em Fevereiro e tenho algumas dúvidas:
    Meu voo sai de SP até Cuzco e ficarei 5 dias no período do carnaval
    1- Assim como a passagem de trem, o ingresso p Machu-Picchu deve ser comprado com atecedência???
    2- Dá p ir e voltar no mesmo dia de Cuzco p MP? Se não, devo reservar um hotel em Águas Calientes?
    obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  30. Rogério,
    Difícil responder a sua 1a. pergunta. Teoricamente, fevereiro é um mês de baixa temporada por conta das chuvas frequentes e não seria tão difícil achar passagem de trem, nem bilhete para Machu Picchu ao chegar em Cuzco. Entretanto, eu não contaria com isso e procuraria comprar tudo antes de viajar. Não sei se você já leu os posts http://dividindoabagagem.blogspot.com/2011/07/mudancas-na-compra-de-ingressos-para.html e
    http://dividindoabagagem.blogspot.com/2011/12/machu-picchu-dicas-para-ler-antes-de.html
    A segunda pergunta é mais fácil. Não recomendo ir e voltar no mesmo dia de Cuzco para Machu Picchu (MP). Foi o que eu fiz, mas achei cansativo foram 3h de trem para ir + 4h para voltar fora os demais deslocamentos. Por outro lado, achei bom o tempo que passei visitando MP. Você pode dormir na véspera em Aguas Calientes, acordar cedo (o parque abre às 6h) e voltar no último trem (veja o horário no site da Peru Rail).
    Boa viagem, um abraço

    ResponderExcluir
  31. Lu...
    outra perguntinha:
    Parece que meu cartào Visa tbm não foi aceito.
    Há outra forma de comprar o ingresso antecipado.
    Há facilidade de hospedagem em Aguas Calientes? pois acho que terei que dormir lá p ir a machu Pucchu no outro dia cedo..
    mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Lu...
    outra perguntinha:
    Parece que meu cartào Visa tbm não foi aceito.
    Há outra forma de comprar o ingresso antecipado.
    Há facilidade de hospedagem em Aguas Calientes? pois acho que terei que dormir lá p ir a machu Pucchu no outro dia cedo..
    mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Rogério,
    Você pode entrar em contato com uma das agências credenciadas pelo governo peruano. Ao entra no site http://www.machupicchu.gob.pe/ aparece um link para a lista de agências. Procure pagar via paypal.
    Não fiquei em Aguas Calientes. Dei uma olhada rápida no booking e encontrei 28 opções de hospedagem. No Hostelworld eles listaram 19 pousadas/albergues. Procure por Machu Picchu já que Aguas Calientes agora é chamada de Machu Picchu Pueblo.
    Sugiro, também que você dê uma olhada no Forum Mochileiros e no Viaje na Viagem.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  34. Não estou conseguindo comprar passagem de trem para ir a águas calientes, alguém sabe se as agencia locais estão comprando todos para força os turistas a pegar os pacotes?
    Fui em 08/10 para MP tudo de bom fácil e maravilhoso, aconselho a passar uma noite em AC, povoado pequeno e turístico, muito agradável e fascinante..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Para qual data você está procurando passagem? E qual percurso? Cusco-Aguas Calientes? Quanto mais perto da data, mais difícil. O melhor, na baixa temporada é comprar com, no mínimo, 30 dias de antecedência.
      Abs,

      Excluir
  35. olá Lu, fui p Peru no carnaval e segui algumas dicas do seu blog. Mesmo com chuva, valeu a pena. Fiz até um blog sobre minha aventura. abçs www.fuiporai.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio,
      Que bom que correu tudo bem na viagem!
      Assim que der, passo no seu blog!
      Abraço,

      Excluir
  36. Boa Tarde

    Problema: o site http://www.salecusco.com/ não existe... alguém conhece algum outro site onde eu possa procurar por agências idôneas em Cusco, ou mesmo em Lima - gostaria de comprar a passagem de trem Cusco/Machu Picchu que pelo site já está soldout...

    Agradeço se alguem puder me dar uma dica,
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      No site da AATC http://www.aatccusco.com/ você encontra um "listado de socios" com agências credenciadas em Cuzco. Para outras localidades, você pode consultar o site oficial do turismo peruano http://www.peru.travel/ (clique em "planeje sua viagem" e depois em "agências de viagem e turismo")
      Um abraço,
      Luciana

      Excluir
  37. Muito obrigada pela resposta, vou consultar!

    ResponderExcluir
  38. A minha ideia é sair de Cuzco no dia 25/06 de trem, relativamente cedp, para Ollanta. Então eu desceria para conhecer o Sacred Valley e à noite pegava outro trem Ollanta-MachuPicchu para dormir em AC e subir o Haynapicchu no outro dia de manhã. Boa?
    O problema é que não estou conseguindo comprar Sacred Valley saindo de Poroy, pois quando seleciono o destino como SV a única partida que o site me mostra é de MP. Só essa parte não dá certo.
    Resumindo, consigo encontrar SV-MP e MP-PR, mas não consigo encontrar PR-SV.
    Só resolvo isso com agências?
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. niNa,
      Olá!
      Como você fala em outro post, o melhor é pedir para o pessoal da excursão te deixar em Ollanta. Não lembro se você perderia algo importante do passeio! De qualquer forma, você pode perguntar antes.
      Abraço,

      Excluir
  39. Boa Noite Lu,

    Estou indo com minha namorada p Cuzco dia 10 set e no dia 11 de set gostaria de pegar um trem p MP,gostaria de saber de vc se dá p conhecer MP em um dia e retornar p cuzco no mesmo dia ou se é melhor eu dormir em Aguas calientes e retornar p cuzco no dia seguinte?o q vc recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,
      Não recomendo ir para Machu Picchu e retornar para Cusco no mesmo dia. Fiz isto, é possível, mas muito cansativo. Sugiro que vocês durmam em Águas Calientes na véspera de visitar MP. O parque abre às 7h, quando não tem ninguém ainda chegando de trem...
      Boa viagem, um abraço,

      Excluir
  40. Boi Noite, Lu!
    Moro em Caruaru, conhecida como a capital do forró, que fica a 130 km de Recife. Lugar maravilhoso onde os 30 dias de junho, ininterruptos, são de muita festa e muito forró. Tudo de Graça. Venha um dia nos visitar e conhecer o maior e melhor são joão do mundo. Feito o comercial (rs), queria saber de você se abril/maio é um mês legal para conhecer Cusco/MP e adjacências. Terei 4 dias e preciso de tuas dicas do que não se pode deixar de ir. Fora as passagens de avião, quanto vou gastar nesses 4 dias? Não tenho luxo. Grato por sua ajuda. Marcos Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos Leandro,
      Em abril/maio não costuma chover tanto, sendo que é mais provável que em maio chova menos.
      Nos 4 dias que você terá disponível estão excluídos os dias de partida/chegada? Você precisa de, no mínimo, 1 dia para se aclimatar a altitude de Cusco, 1 dia para o vale Sagrado e, de preferência 2 dias para Machu Picchu (MP) e não estou contando o city tour em Cusco. Para aproveitar bem MP recomendo chegar cedo e sair tarde, e, neste caso, será necessário dormir pelo menos um dia em Águas Calientes.
      No post http://www.dividindoabagagem.com/2009/08/organizando-os-posts-da-viagem-ao-peru.html você encontra tudo o que sei sobre Machu Picchu/Cusco.
      Impossível estimar quanto você vai gastar em 4 dias, pois cada um tem um estilo próprio. Entretanto, há gastos fixos: trem para MP, ônibus de Aguas Calientes para a entrada de MP e a entrada propriamente dita para MP. Verifique estes preços nos sites correspondentes. Para dicas de hospedagens, veja o tripadvisor ou o hostelworld. Quanto a alimentação, você gastará cerca de 30 a 40% menos do que gastaria aqui.
      Ah! Tenho família no Nordeste e conheço Caruaru! :-)
      Abraço e boa viagem.

      Excluir
  41. Pow,eu gostaria de saber se tem algum trem que sai da qui do Brazil e vá direto para Machu picchu ???

    Eu e alguns amigos estamos querendo fazer esse tipo de viagem, parece ser uma viagem muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson,
      Não é o tipo de viagem que eu faria, mas veja em http://www.mochileiros.com/trem-da-morte-ate-machu-picchu-peru-t50587.html
      Boa sorte!

      Excluir
  42. Lu vou para peru agora em janeiro... pensei em ao fazer o vale sagrado, dormir em olantaitambo e de la sair para MP. Ou aconselhas ja dormir em aguas calientes para irmos a mp logo cedo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tricia,
      O "Fui por aí" lembrou bem, janeiro é época de chuvas.
      Hospedagem em Aguas Calientes não é das melhores, mas recomendo dormir lá ou em Ollantaytambo para aproveitar melhor o passeio. Dê uma olhada no preço da hospedagem nas duas cidades e veja o que compensa. Se você optar por ficar em Ollantaytambo tem um trem que sai bem cedo (+/- às 5h) e chega às 06:30 em Aguas Calientes, bem a tempo de você pegar o parque abrindo. Veja com atenção o horário de volta. Se não me engano, o último trem do tipo expedition para Cusco (Poroy) sai às 16h40. Acho que para Ollantaytambo tem um que sai mais tarde. Lembre-se que você vai precisa de, no mínimo, 1h para chegar até a estação, considerando que não deve ter fila no ônibus de Machu Picchu para Aguas Calientes.
      Pela manhã, há um problema frequente de nevoeiro e, apesar de eu achar lindo, ele atrapalha aqueles que querem subir o Huyana Picchu. Tanto é assim, que o pessoal tem escolhido o 2o. horário para subir.
      Um abraço

      Excluir
  43. Oi Tricia, eu estive no Peru em fevereiro deste ano e é um período chuvoso. Se vc quiser informações adicionais ao blog da Lu, veja tbm o http://www.fuiporai.com . É claro que o dividindo bagagem é mais completo, mas o que está relatado no fuiporai se refere a época que vc deseja ir.

    ResponderExcluir
  44. Ajuda!
    Pretendo ir a Machu Picchu de 4x4, gostaria de ir até PISCACUCHO, onde pretendo deixar o carro e pegar o trem até Machu Picchu...
    Pergunto?
    -Existe a possibilidade de pega-lo na estação de Picacucho? e desembarcar na mesmo, quando do retrono?
    Aguardo ajuda
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ildo,
      Até onde eu sei os trens da Peru Rail não param em Piscacucho. Eles só usaram a estação de Piscacucho , em caráter emergencial, por conta das fortes chuvas de 2010.
      Leia mais em
      http://www.mochileiros.com/trem-que-liga-as-cidades-peruanas-de-cuzco-e-machu-picchu-reabre-a-via-completa-a-partir-de-amanha-t45009.html
      http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g294318-i3352-k3520296-PeruRail_can_no_longer_take_you_to_Piscacucho_KM82-Machu_Picchu_Sacred_Valley_Cusco_Region.html
      Para ver as rotas que a Peru Rail opera para Machu Picchu consulte http://www.perurail.com/en/index.php
      Abraço e boa viagem,

      Excluir
  45. Oi Lu, tudo bem?
    Olha eu e uns amigos estamos planejando nossa viagem para o Peru.
    Iremos para Punta Hermosa, Lima final de março e início de abril, em seguida queremos ir para MP, você poderia me passar umas dicas?
    Por exemplo, onde posso me informar sobre os meios de transporte de Lima para Cuzco, e seus respectivos valores, horários, etc? Qual o melhor lugar para nos hospedarmos em Cuzco? Há algum para nos indicar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha,
      Tudo o que escrevi sobre as minhas viagens ao Peru está organizado em http://www.dividindoabagagem.com/2009/08/organizando-os-posts-da-viagem-ao-peru.html
      Não recomendo que você faça o trajeto Lima - Cuzco de ônibus. Normalmente, são 24 h de viagem e, em abril, ainda chove bastante o que pode piorar as condições das estradas e aumentar o tempo de viagem. Se, ainda assim, você estiver interessada em fazer o trajeto de ônibus, leia o seguinte post do Cup of Things
      http://www.dividindoabagagem.com/2009/08/organizando-os-posts-da-viagem-ao-peru.html
      Consulte preço de passagem de avião no site da TACA e no da Star Peru.
      Estive em Cuzco em 2009 e minha informação sobre hospedagem esta desatualizada. Consulte os sites mochileiros.com, hostel world, tripadvisor ou booking para ler resenhas mais recentes de hostais/hotéis em Cuzco.
      Boa viagem!

      Excluir
    2. Marcinha,
      Ops, o link correto do Cup of things é http://cupofthings.com/2012/11/14/viajar-onibus-peru/

      Excluir
  46. Ok Lu, muito obrigada!!!
    Vou pesquisar nesses links que vc me passou!!!

    ResponderExcluir
  47. Lu, esqueci de te perguntar outra coisa...nesse período que estarei lá, 28/03 a 02/04, como é o clima lá? Ouvi dizer que algumas trilhas são fechadas? Você sabe me dizer?
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha,
      A época não é boa para visitar Machu Picchu, pois ainda chove na região e, algumas vezes, eles fecham a trilha inca.
      Não é permitido fazer a trilha inca por conta própria, só com guias de agências credenciadas. Mais informações em http://www.drc-cusco.gob.pe/
      Abs,

      Excluir
    2. Poxa, então como estou indo surfar em Lima e nessa época a água é menos fria, não conseguirei conciliar com a visita a MP?
      Que pena!
      Obg.
      Abç.

      Excluir
    3. Marcinha,
      Estive em Machu Picchu (MP) em março (também época de chuva) e dei sorte. Se você quiser incluir MP na viagem de abril a única coisa que não vale a pena e fazer o caminho inca. MP, mesmo com chuva, é lindo!
      Se o seu lance é surf, você pode tentar incluir Huanchaco ou Máncora na sua viagem.
      Um abraço,

      Excluir
  48. Oi Lu! Adoro suas dicas de viagem e, desta vez irei para Lima, já li várias dicas suas e, inclusive já reservei um hotel em um dois bairros que vc recomendou Miraflores. A minha dúvida é a seguinte, existe trem de Lima para MP? Quais cidades vc recomenda, que sejam próximas para conhecer. Estou indo com mais um casal e dois filhos de 11 e 15 anos.
    Muito Obrigada e parabéns pelo seu blog.
    glaucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucia,
      Nao existe trem de Lima para Machu Picchu(MP), o trem sai de Cusco. O melhor jeito e chegar a Cusco é de aviao. A viagem de onibus de Lima a Cusco dura 24h. Há muita coisa para ser ver na regiao de Cusco, alem de Machu Picchu há o Vale Sagrado (ollantaytambo e outras cidadezinhas) e a própria Cusco.
      Tudo que já escrevi sobre o assunto está organizado no post http://www.dividindoabagagem.com/2009/08/organizando-os-posts-da-viagem-ao-peru.html
      Boa viagem um abraco

      Excluir
  49. Lu,

    Li no final ali nas dicas que o trem Expedition sai de Poroy e não mais de Machu Picchu. Sabe informar se existe algum trem saindo da estação de trem de Cuzco?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo,
      A estação de Poroy fica próxima a Cuzco e todos os trem com destino a Machu Picchu saem de lá. https://www.perurail.com/expedition
      Boa viagem!

      Excluir
    2. Oi Lu, Leonardo.
      Hoje mesmo postei aqui uma duvida minha na compra de passagem de trem de Cuzco->MP, porque na hora da compra, após impostar os dados do cartão no site parece que tinha trancado,passando a noite toda processando e eu na duvida.
      Hoje de manhã, sem que eu perguntasse nada, eles enviaram um e-mail para nós informando que a passagem fora comprada e encaminharam incluisve opção de impressão das passagens.
      Senti-me na obrigação de voltar a aqui e informar isto porque no post anterior (que ainda nem foi publicado) eu estava na duvida.
      Então, a compra com cartão em Abril/2013 está funcionamdo perfeitamente.
      No meu cartão, pelo menos funcionou: VISA BB Platinum.
      Abraço a todos

      Excluir
    3. Leonardo,
      Que bom que deu tudo certo! O seu comentário anterior que você cita, não apareceu aqui não. De qualquer forma, muito obrigada pelo retorno!
      Abraço,

      Excluir
  50. Lu me ajuda comprei passagem de trem pela internet só que vou ter que adiar a viagem por causa do trabalho do meu marido.

    Tem algum jeito de remarcar eu vou perder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle,
      Fica tranqüila, tem jeito de remarcar sim. Os detalhes estão em http://www.perurail.com/es/tickets_changes.php mas, resumindo, você precisa enviar um email para reservas@perurail.com Leia os detalhes no link acima ou na versão em inglês http://www.perurail.com/tickets_changes.php. Eles vão de cobrar 10% do valor do bilhete. Ah! E a mudança deve ser feita com. no mínimo, 24h de antecedência.
      Boa sorte!

      Excluir
  51. Legal esta dica... estamos planeando uma escala para lá em Março de 2014... legal! parabéns pelas ótimas dicas e informações!!

    Muita Viagem - blog com relato de viagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan,
      Março é mês de chuva por lá. Se der, planejem a viagem para o período de maio a outubro!
      Abraço

      Excluir