segunda-feira, 23 de março de 2009

Dicas para quem vai para Machu Picchu (MP) saindo de Cuzco


Foto:Ticket do ônibus de Aguas Calientes para MP

Antes de falar mais de Cuzco e de dar detalhes da ida para MP queria dizer que fui checar umas dicas que eu já havia postado aqui .
a) É possível comprar o bilhete para MP, segundo disse o Peru Treks, em Cuzco no Instituto Nacional de Cultura (INC) na Calle San Bernardo, próximo a Plaza de Armas e pertinho da Iglesia La Merced. A entrada tem validade por 3 dias, mas assim que você entra em MP só é válida por um dia. Não comprei a entrada em Cuzco, pois o INC, excepcionalmente, só trabalhou pela manhã no dia que estive lá. Normalmente, eles funcionam de 9 às 12h e de 14h às 17h. Não sei se abrem aos sábados!
b)Consegui comprar a entrada para MP lá no parque mesmo. Não foi preciso comprá-la em Águas Calientes no Centro Cultural de Machu Picchu. Custo da entrada 124 soles (cerca de US$40).
Em 28/02/13: O site oficial de venda das entradas para Machu Picchu tem tido um funcionamento precário e há períodos em que eles não aceitam cartões de crédito, o que impossibilita a compra antecipada da entrada ainda no Brasil. No caso do site oficial não estar aceitando cartões, veja outras formas de compra aqui.
c) Dá para comprar o bilhete de ônibus de Aguas Calientes para MP, antecipadamente, em Cuzco no escritório da Consettur que fica na Av. Pardo, próximo ao Parque de España. Preço: US$ 14 (ida e volta). Horário de funcionamento: de 9 às 12h e de 14h às 17h. Não sei se abrem aos sábados.
Se você vai a MP na alta temporada e está em Cuzco, acho que vale a pena adiantar a compra desses bilhetes para evitar filas. O escritório da Consettur fica um pouco mais distante da Plaza de Armas, mas é no caminho do escritório da Perú Rail. Eu recomendo que você pegue o seu bilhete do trem no escritório deles, para evitar possíveis confusões na estação. Voltarei a falar da Perú Rail em breve.
Atualização: Os posts da viagem estão organizados aqui
Atualização em 24/07/2011: Não é mais possível comprar o bilhete para entrar em Machu Picchu na entrada do Parque. Por favor, consulte o post para maiores detalhes.
Fotos by Lu Malheiros



21 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas Luciana. Estou indo para o Peru semana que vem e estou aproveitando as informações que vem postando por aqui. Já comprei as passagens de trem pra MP e acho que vou comprar os tickets antecipadamente também. Uma pena que a previsão do tempo para a semana que vem é de chuva. :-(

    Caio (caio@jetlag.com.br)
    www.jetlag.com.br (meu blog de viagens - está pequenininho ainda, mas ficaria feliz com uma visita)

    ResponderExcluir
  2. Oi Caio, achei que seu comentário estivesse no post do Aquela Passagem! Por isto ao te responder falei do blog aqui! Que confusão! Não liga, não!
    Mais uma vez, boa viagem!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciana, cheguei aqui pela dica do Riq Freire e tenho estudado suas dicas com atenção. Pretendemos (eu e 2 filhos adolescentes) ir ao Peru no fim de julho. A agência que está me orientando nos sugeriu ir a MP no Vistadome, pernoitar em AC e retornar no Vistadome do dia seguinte (15h25). Concordo que assim ficaria bem mais tranquilo pois teríamos 2 meios dias p/ ver MP. Pergunto: você acha que meio dia é suficiente em MP? Estou pesando em ir no Vistadome (apesar de + caro é + rápido e oferece visão melhor) e voltar no backpacker (demora mais porém sai às 17h de MP). O que você acha?
    Desde já agradeço suas preciosas dicas. Bjs, Viva.

    ResponderExcluir
  4. Viva,
    Oi! Muito obrigada por escrever.
    Vou tentar te dar a minha opinião pessoal sobre as suas dúvidas:
    a) a época que você vai, final de julho, é uma época que Machu Picchu (MP) recebe com MUITOS turistas.
    b) quando eu fui, era baixa de temporada. Fui de Vistadome (saí às 7h de Cuzco) e queria voltar de Backpacker , mas já não havia mais passagens. Voltei de MP de Vistadome e NÃO achei que valeu a pena. A viagem de volta demorou 4h e boa parte do trajeto foi à noite; não dava pra ver muita coisa.
    c) passei 4 horas dentro de MP. Para mim foi ótimo, o guia foi ok e havia poucos turistas. Depois de 3h com o guia, tive 1 hora para apreciar o lugar. Tive 1h, pois, como era baixa temporada, não enfrentei fila para pegar o ônibus de volta nem para carimbar o passaporte. Imagino que no final de julho haja fila!
    d) eu não subi no Huyanna Picchu, não daria tempo! Coisa que muitos sonham em fazer!
    e) Em resumo, na época que vocês vão eu acho que meio dia é pouco tempo. Na verdade não seria bem meio dia: o Vistadome chega em Aguas Calientes às +/- 10h e o Backpapcker sai às 17h. Contando com 2 horas para deslocamento e almoço, restariam 5 horas para ver o parque, o que pode ser pouco, dependendo do número de turistas e do que vocês pretendem fazer.
    f) A Wanessa http://cadernosdeviagem.wordpress.com/ fez um esquema diferente: dormiu em Olantaytambo (salvo engano) e pegou um trem cedo para MP. Acho que vale a pena você perguntar para ela como foi. Nesse esquema ela conseguiu chegar em MP bem cedo, acho que às 7h!
    Espero ter ajudado! Qualquer coisa, volte a escrever.
    Um abraço,
    Lu

    ResponderExcluir
  5. Ola suas dicas estão sendo mto boas ... vou a MP no feriado do dia 21, consigo comprar os bilhetes de entrada e do onibus aqui no Barsil ainda ? pois a agencia esta cobrando mto caro e como MP ficou fechado por causa das chuvas por 03 meses e abriu agora me disseram que esta mto dificil comprar na hora !!! estou com medo de ir e nao encontrar !!! me ajude ....pleasee

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    A situação para se visitar Machu Picchu (MP), hoje, é bem diferente da que quando fui.
    Em primeiro lugar, o site da Peru Rail alerta que os bilhetes para entrada em MP só poderão ser adquiridos em Cusco, no Instituto Nacional de Cultura (INC). Na época, havia a opção de comprá-lo na entrada do parque! E foi o que eu fiz, pois quando fui ao INC ele estava fechado.
    Receio que seja muito difícil você encontrar esses bilhetes disponíveis ao chegar em Cusco. Você pode tentar entrar em contato com o INC, veja no site http://www.inc-cusco.gob.pe/ Até onde eu sei, não é possível comprar a entrada para MP daqui do Brasil.
    Em segundo lugar, lembre-se que o trem para MP só está saindo de Piscacucho (Vale Sagrado) que fica a 82 km de Cusco.
    Por último, eu teria receio de comprar os bilhetes de trem (é possível comprá-los pela internet no site da Perurail) sem garantir a entrada do parque! Acho que a melhor opção seria tentar comprar o pacote em uma agência de Cusco ou do Vale Sagrado. O site http://www.aatccusco.com/ fornece uma lista de agências de turismo credenciadas.
    Boa sorte, abs,

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADA Lu !!! EStou bem perdida na verdade .. vou ter 5/6 dias só .. pensei em fazer nazca e MP mas estou achando que ficará mto corrido .. e tbm caro !!! as agencias que estou vendo só para MP e Cuzco estão cobrando +-U$ 1500,00o pacote , vou com meu namorado e gostamos de fazer viagens sem a guias ou city tours que mtas vezes são furadas ... mas pelo visto não vai dar para ir na aventura, pelo menos os ingressos do parque e o trem vou ter que dar um jeito. Vc acha que um dia em MP é o suficiente pra conhecer bem e aproveitar ao maximo o lugar ?Desculpe tantas pwerguntas ... é que estou perdida mesmo ....


    Obrigadaaaaaa

    ResponderExcluir
  8. Anônima,
    Acho 5/6 dias pouco tempo para fazer Nazca e MP, fica muito cansativo. Considere que vcs podem sentir o efeito da altitude ao chegarem em Cusco, então, o ideal e se aclimatar ao menos um dia na cidade. Bem, agora o trem sai de Piscacucho e tem-se que considerar, também, o deslocamento até lá.
    Para mim, os preços cobrados pelas agências está abusivo!
    Eu fiquei pouco tempo em MP, quatro ou cinco horas. Não era o esquema que eu gostaria, mas quando comprei as passagens de trem não houve como marcar a volta para o dia seguinte (passagens esgotadas).Sinceramente, apesar do pouco tempo, aproveitei muito o lugar! Adorei! Se vcs conseguirem ir e ficar mais tempo, melhor.
    O ingresso do trem pode ser comprado pela internet. O maior problema é o ingresso para entrar em MP! Acho improvável que as agências estejam vendendo os ingressos para MP avulsos. Eles devem estar combinados em pacotes.
    Acho que não terei resposta, mas escrevi para o INC perguntando quais são as chances de "viajantes autônomos" conseguirem ingressos para MP...
    Minha sugestão - se vcs não compraram a passagem para Cusco ainda - é procurar outro destino no Perú mesmo. Vejam (ok, vcs tem menos tempo) o que o Ernesto e a Cibele fizeram http://www.viajenaviagem.com/tag/peru-economico/
    Não deixe de passar, também, no En Peru http://enperublog.com/ para mais dicas.
    Depois conte o que foi que decidiram. Ah! E pode escrever sempre! Só lamento não poder ajudar muito mais.
    Abs,

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu,
    Puxa, obrigado pelo blog e pelas infos de MP, na Internet o seu blog é o mais claro sobre MP, os outros deixam muitos vácuos, eu por exemplo fiquei perdido ao comprar a passagem de trem, somente pelo seu blog me encontrei! Parabéns, valeu mesmo! Ajudou um viajante atrapalhado!
    Viu, você foi e voltou no mesmo dia para MP ?
    meu email oliva_diego@hotmail.com
    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Diego Viajante,
    Obrigada pelo gentil comentário e pela visita.
    Sim, eu fui e voltei no mesmo dia. Não recomendo, mas, na época não consegui passagem para retornar no dia seguinte. É um bate-e-volta cansativo e eu não recomendo, só em último caso.
    Abs,

    ResponderExcluir
  11. lu, tudo bem?
    estou adorando ler tantas dicas.
    vou para mp com meu marido em dezembro e tenho algumas duvidas. sera que vc poderia me ajudar?
    irei dia 23 e penso em ir a cuzco dia 24 e visitar mp so dia 26 para nos ambientarmos. dois dias sao suficientes? como sera um dia depois do natal sera q terei problemas para ir a mp?
    esse é um periodo de temporada?
    outra coisa: terei q pegar um trem de cuzco para aguas calientes e depois um onibus para mp. compro as passagens, ida e volta, com antecedencia? de trem compro com a peruail e do onibus?
    depois ainda ficarei uma semana no "litoral" do peru. proximo a lima, vc tem alguma sugestao por la tb?
    muito obrigada
    abs

    ResponderExcluir
  12. Marilia,
    Vou tentar ajudar:
    1) Eu me ambientei rapidamente a Cusco. A dica é quando chegar, ficar quieta e não programar nada para este dia. Se você tiver dúvidas/medo, sugiro ficar em Ollantaytambo que está em uma altitude mais baixa. A Wanessa, do Cadernos de Viagens, pegou o trem para MP em Ollanta.
    2) Acho que vc não terá problemas para ir à MP depois do Natal. Talvez o táxi te cobre mais caro para ir até Poroy. O hotel pode te ajudar a marcar um táxi para o dia 26 cedo.
    3) MP é cheio de turistas o ano todo. Junho, julho e agosto são os meses mais cheios. O período de chuvas vai de outubro a março. Acredito que o final do ano seja uma época com MUITO turistas, mesmo na estação de chuvas.
    4)O trem sai de Poroy que é uma cidadezinha próxima (cerca de 30 min de carro)de Cusco. A passagem de trem deve ser comprada com bastante antecedência pelo site da Peru rail. A de ônibus, de Aguas Calientes até a entrada de MP, pode ser comprada em Cusco (este post fala disto!) ou em Aguas Calientes mesmo. Como você chega dia 24, acho difícil encontrar o escritório que vende as passagens de ônibus aberto em Cusco. Não é possível, até onde eu sei, comprar o bilhete do ônibus pela internet. O jeito, então, é comprar em Aguas Calientes
    5) Eu gostei muito de Lima e fiquei com pena de não ter ficado mais tempo na cidade. Dependendo de onde você estiver , e do tempo disponível, sugiro visitar as linhas de Nazca. Para mais sugestões veja o site oficial de turismo do Perú http://www.peru.info/es/
    Boa viagem, um abraço

    ResponderExcluir
  13. MUUUITO OBRIGADA!
    ajudou-me muito...
    um grande beijo,
    marilia

    ResponderExcluir
  14. Marília,
    Qualquer coisa, volte aqui, certo?
    Tenho certeza que vocês gostarão muito da viagem!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  15. Olá Lú!!!
    Tudo bem?!

    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blog, pois suas informações ajudam muito pessoas que estão programando uma viagem.. assim como eu.. rsrss...
    Estou planejando a minha viagem para o Peru da seguinte forma (gostaria muito da sua opinião):
    - Me informei sobre vôos que saem do Brasil direto para Cusco, então pegarei um desses vôos;
    - Pretendo ficar uns dois ou três dias lá, e fazer o city tour (resolvi depois de ver o seu post à respeito);
    - Depois pegar um trêm até Águas Calientes, e me hospedar lá por mais dois dias;
    - Nesses dois dias, pretendo pegar o ônibus, e ir para Machu Picchu.

    O que achou, segundo a sua experiência?

    Muito Obrigada pela ajuda!!!
    Mariana

    ResponderExcluir
  16. Mariana,
    Obrigada pela visita e pelo elogioso comentário.
    Acho que está tudo ok no planejamento da sua viagem. Como o objetivo é conhecer Machu Picchu (MP) o melhor mesmo é ir direto para Cusco. Só alguns lembretes:
    - O dia da chegada a Cusco não deve ser contado como um dia "útil". Tire o dia para descansar e se aclimatar a altitude.
    - Cusco é uma cidade bem legal, mas se você tiver medo de sofre do mal da altitude pode ir para Ollantaytambo e pegar o trem para MP de lá. Ollanta me pareceu uma cidade bem menos interessante que Cusco, mas tem a vantagem de estar em uma altitude menor e estar mais perto de MP, isto é, você viaja menos de trem. Quem fez este esquema foi a Wanessa do Cadernos de Viagem http://cadernosdeviagem.wordpress.com/. Sugiro que você dê uma lida no relato dela também. Se não me engano, ela ficou pouco tempo em Cusco. Eu fiquei lá e não passei mal, mas não marquei NADA para o 1o. dia e fiz um city tour no segundo.
    - Aguas Calientes vive em função de MP. Não espere muito da cidade, ok?
    Se surgir mais alguma dúvida, por favor, volte!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  17. Lu, apesar de já ter passado certo tempo, seu blog com suas experiências de Cuzco e MP é um dos mais completos que li a respeito.
    Vamos fazer essa viagem em oito pessoas, sendo que há alguns sexagenários (a maioria na verdade). Eu como mais novo, 34 anos, fiquei de organizar tudo. Como eles vão querer andar o básico em MP, e seria bom evitar muitas trocas de hotéis, estamos pensando em sair de Cuzco para MP e voltar no mesmo dia - pegaríamos o Vistadome 31, que sai de Wanchaq às 05:55h e voltaríamos no Vistadome 604, que sai de MP às 17:27h. Acha que pelo menos o básico dá para ver no MP nesse tempo?
    Outra coisa, essa estação de Wanchaq é diferente de Poroy? Ela é mais longe ou mais perto, saberia dizer?

    Obrigado pela atenção e continue com seus relatos nos ajudando tanto.

    Bruno.

    ResponderExcluir
  18. Bruno,
    Muito obrigada pelo seu gentil comentário.
    Acho que fazer Cusco-Machu Picchu -Cusco no mesmo dia é bastante cansativo. Foi o que eu fiz, mas não recomendo. No seu caso, acho que a coisa ainda é pior, pois fui verificar como Wanchaq tinha entrado na jogada e me dei conta que vocês vão de ônibus até Ollantaytambo e só lá pegarão o trem! Vocês farão essa viagem no período de 2 janeiro a 15 de abril mesmo?
    A estação de Wanchaq é mais perto do que a de Poroy (fica a 5 min do centro) veja mais detalhes aqui http://www.perurail.com/en/comunicado_clima.php
    O chato é ficar trocando de ônibus para trem...
    Eu ia te sugerir dormir uma noite em Aguas Calientes - deixando as malas no hotel de Cusco - mas o primeiro trem de Aguas Calientes para Cusco só sairia às 15h20! Assim, não vale a pena! E, só tem horário de Cusco-Machu Picchu pela manhã!
    O melhor seria viajar fora desse período (02/jan a 15/abril). Se não é possível, o jeito é "abraçar o perrengue" como diz uma amiga. Um pouco do glamour da viagem vai se perder com o trecho de ônibus. De qualquer forma, Machu Picchu é lindo e acho que o tempo que vocês terão (mais ou menos de 11h às 16h30) será suficiente para apreciar o lugar.
    Levem água e lanche. Filtro solar, boné e capa de chuva (dependendo da época) também é bom.
    Há um restaurante só, caro e a comida não é lá grandes coisas, na entrada de Machu Picchu.
    Como você vai estar viajando com pessoas de mais de 40 anos é importante que elas consultem um médico antes de ir. O mal da altitude é um problema sério e é particularmente mais grave em hipertensos e cardiopatas. E, claro, é fundamental que todos façam um seguro de saúde para a viagem.
    Se puder ser útil em mais alguma coisa, por favor, volte a comentar.
    Boa viagem, um abraço

    ResponderExcluir
  19. Acho que não ficou claro: a estação de Wanchaq fica a 5 min do centro! Lá vocês deverão pegar um ônibus da Peru Rail para Ollantaytambo.

    ResponderExcluir
  20. parabéns pelo blog! estou indo de moto para machu picchu em janeiro de 2014. posso tanto ir para cusco e pegar o trem para machu picchu, ou posso ir direto de moto para aguas callientes.

    pergunta 1 - vale a pena fazer essa viage de trem?
    pergunta 2 - posso pegar o trem em ollantaytambo? a passagem é mais barata e eu gastaria menos tempo, é isso? tem aonde deixar a moto em ollan?

    thanks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      Não fiz essa viagem de moto. É possível que você possa fazer o trajeto Cusco - Aguas Calientes de moto, mas lembre-se que as estradas peruanas não são muito boas e que a época que você vai é de chuva...
      Os turistas devem fazer o trajeto até Águas Calientes de trem. Seja saindo de Cusco, seja saindo de Ollantaytambo. E, sim, Ollanta fica mais próximo de Águas Calientes: o trajeto é mais curto, a passagem de trem mais barata e você fica com mais tempo para curtir Machu Picchu.
      Não sei se há lugar para deixar a moto em Ollanta, mas acredito que sim. Entre em contato com algum hotel/hostal do local e pergunte diretamente a eles. Sugiro, também, que você dê uma olhada no forum mochileiros.com. Talvez lá você encontre alguém que tenha relatado essa mesma viagem de moto!
      Qualquer coisa, volte!
      Um abraço

      Excluir