sábado, 28 de fevereiro de 2009

Resolvendo a Passagem Lima-Cuzco

Com receio da reserva pela Star Peru acabar não funcionando – não tenho nada comprovando-a – achei mais prudente procurar uma agência de viagens em Lima que pudesse me ajudar na compra.
Na página do aeroporto de Lima encontrei a indicação da Condor Viajes e lá a passagem LIM-CUZ-LIM estava por um preço bem mais em conta do que a do site da LAN. Escrevi para a Condor Viajes dia 21 perguntando se como brasileira e estando no Brasil eu poderia comprar a passagem.
Ontem, como não havia recebido nenhuma resposta, telefonei para eles que se desculparam dizendo que tiveram problemas com o sistema no período de 21 a 25/02 (E eu aqui pensando que é só brasileiro que estica o Carnaval!).
Comprei a passagem LIM-CUZ-LIM para início de março voando LAN Perú pelo valor total de US$156.04 (round trip, com impostos, mas sem a TUUA). A passagem possui uma série de restrições que me foram bem explicadas e que aparecem na página da Condor quando se faz uma busca. Quem me atendeu foi o Sr Wilfredo Gayoso (email: wilfredo-gayoso@condortravel.com) que me enviou por email um formulário a ser preenchido com meus dados. Ele solicitou que eu o mandasse por fax juntamente com uma cópia do meu cartão de crédito e passaporte. Acredito que esta operação possa ser feita escaneando os documentos e/ou diretamente no site deles. Tudo enviado, eles acusaram rapidamente o recebimento do fax e, logo a seguir, me enviaram o bilhete eletrônico.
Gostei muito do atendimento. Havia escolhido a Condor Viajes por eles terem uma loja no aeroporto, mas não tinha nenhuma outra indicação.
Andei pensando, não fiz as contas, mas para quem NÃO vai viajar sozinho o melhor, talvez, seja pegar um pacote (lá ou aqui) que inclua os transfers, hotéis e ida para Machu Picchu.
P.S. (maio/09) : Algumas pessoas tiveram dificuldades em contactar a Condor Viajes, pois parece que eles não respondem as mensagens enviadas pelo formulário eletrônico. Eu mesma não obtive resposta e liguei para eles conforme relatei acima. Entrei em contato com o Sr Gayoso para reclamar do atendimento - afinal eu os estou indicando, sem ganhar nada com isso - e coloquei a resposta lá no Aquela Passagem, ver aqui. Resumindo, outros contatos na Condor Viajes :
turismo-interno@condortravel.com - Denisse
inside-sales@condortravel.com - Jayki
Atualização: Os posts da viagem estão organizados aqui

15 comentários:

  1. Luciana,

    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog. Muito legal dividir as experiências e ajudar as pessoas.

    Estou precisando comprar passagem ida/volta LIMA-CUSCO, e estou passando pelo mesmo problema que você. Tentei entrar em contato com o senhor Walfrido, mas até agora não recebi retorno. Como vc acha que posso tentar essa passagem lá no Perú estando aqui no Brasil? Obrigado.

    Márcio Mário

    ResponderExcluir
  2. Oi Márcio,
    Muito obrigada pelo seu gentil comentário. Fico feliz em saber que o meu relato está sendo útil!
    Não sei quando você viajará, mas acho arriscado sair do Brasil sem a passagem LIMA-CUZCO. Esta rota é muito procurada e, provavelmente, deixando para comprar com pouca antecedência você correrá o risco de não encontrar mais passagem para os dias desejados ou pagar um preço bem caro por ela.
    Lamento que o Sr WILFREDO não tenha te respondido. Chequei se o email que está no blog foi escrito corretamente – já que o nome dele é bem diferente - mas está tudo certo. Se você puder, sugiro que entre em contato na segunda-feira com a Condor Viajes pelo telefone: +51-615-3000. Se você tiver Skype o preço da ligação é de R$0,07/min. O leitor William, do Aquela Passagem, disse num post sobre o Perú aqui http://www.aquelapassagem.com.br/peru-dicas-para-quem-pescou-uma-boa-tarifa-para-a-america-do-sul-na-promocao-da-tam/ que comprou a passagem na Afinetour http://www.afinetour.com/ Eu achei o preço praticado por eles um pouco caro, mas ainda melhor que o que conseguimos no Brasil. Só para você ter uma idéia, aqui, a passagem (ida e volta) não sai por menos de US$ 360! Mais do que o dobro do que paguei! Você pode, também, tentar entrar em contato com outra agência em Lima como a Viajes Club http://www.viajesclub.com. Não utilizei o serviço deles, mas conheci a loja em Miraflores que me pareceu bem organizada.
    Depois me dê um retorno dizendo se conseguiu resolver a questão, sim?
    Feliz Páscoa para você e sua família, um abraço,
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Abaixo transcrevo o comentário que deixei no Aquela Passagem em 05/maio/09:
    Pessoal, Como disse no comentário anterior, escrevi para o Sr Wilfredo da Condor Viajes reclamando que algumas pessoas estavam tendo problema em contactá-los. Lembrei-me, também, que eu mesma precisei ligar para eles, pois não recebia resposta por email. Fiz questão de reclamar, pois fui eu quem deu a indicação, mesmo não ganhando - que fique claro -absolutamente nada com isso. Abaixo, a resposta do Sr Wilfredo:
    Estimada Luciana
    Un gusto saber de usted
    la verda yo llegue a responder algunos correos y lograr concretar algunas ventas
    Algunas otras no enviaban los documentos que se solicitaban, enviaban copias borrosas ó despues de tiempo
    esto habia creado un miedo ya que tenemos que tener cuidado con el uso de las tarjetas de credito
    En estos dias no estoy en mi oficina pero siempre estan mis compañeras Denisse y Jayki quienes tambien han respondido algunas consultas
    Como podra ver siempre que salgo de la oficina informo en un reply que pueden comuncarse con ellas
    turismo-interno@condortravel.com - Denisse
    inside-sales@condortravel.com - Jayki

    ResponderExcluir
  4. Adorei o Blog. Estive em Lima no final de agosto e pretendo ir a Cusco e Machu Pichu em outubro.
    Josineide

    ResponderExcluir
  5. Josineide,
    Obrigada pela visita.Espero que o blog esteja te ajudando.
    Não tem como você não gostar de Machu Picchu!
    Boa viagem, abraço

    ResponderExcluir
  6. Ola! Muito informativo seu site! Parabens! Pretendo viajar no final de fevereiro para la. Estou indo sozinha. Quero ir a Lima, Cuzco, Machu picchu e valle sagrado. Gostaria de saber quanto tempo voce me aconselha ficar por la suficiente para conhecer esses lugares. Uma semana e o suficiente? Outra duvida: e muito perigoso mulher andar sozinha pelas ruas? Pensei em ficar em hostel. Qual acomodacao barata me aconselha? Grata!

    ResponderExcluir
  7. Marília,
    Desculpe-me a demora para responder! Seu comentário ficou perdido no meu email!
    Não há nenhum problema em se viajar sozinha pela região. Tome as mesmas precauções que tomaria em uma cidade grande brasileira.
    A questão do tempo a se ficar em cada lugar é complicada - cada um tem um ritmo - mas eu recomendaria:
    Lima - pelo menos 3 dias inteiros.
    Cusco - por conta do mal da altitude eu reservaria uns 3 dias na cidade. Se você estiver ok, pode até fazer o passeio ao Vale Sagrado dentro nesses dias.
    Vale Sagrado - um dia inteiro, para conhecer o básico.
    Machu Picchu - 2 dias. Eu reservaria uma noite para dormir em Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo)
    No post http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/03/com-medo-de-sofrer-do-mal-de-altitude.html eu falo do hotel em que fiquei. Me indicaram dois hostels o Amaru e o Inkarri, mas não cheguei a conhecê-los .Entre no forum Mochileiros e veja o que eles recomendam.
    Abs,

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou pesquisando algumas coisas para a viagem que farei ao Peru daqui a 3 semanas. Sobre a passagem, deixo aqui minha dica: comprei tudo pela decolar, selecionando a opção de multiplos destinos. Saiu bem mais barato! Vale a pena fazer uma simulação no site.
    O trajeto RIO-LIM-CUZ-LIM-RIO sai muito mais em conta do q comprar tudo separado.
    ABS,
    Silvia

    ResponderExcluir
  9. Silvia,
    Muito obrigada pelo seu comentário.
    Sim, você tem toda razão: comprando o trecho doméstico junto com o internacional sai mais em conta. Só comprei o trecho doméstico em separado, pois paguei MUITO barato pelo trecho Rio-Lima-Rio em uma promoção da TAM.
    Boa viagem, um abraço

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Lu! Muito boas as suas dicas sobre o Peru! Pretendo ir em breve para lá e gostaria de saber se o uso de cartão de crédito é tranquilo... Utilizarei o Visa Internacional... Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilmar,
      Cartão de crédito é bem aceito lá! Caso você se hospede-se em uma pousada ou hostal, certifique antes se eles aceitam pagamento com cartão de crédito. A maioria dos hotéis aceita, porém hospedagens mais simples podem aceitar pagamento somente em dinheiro.
      Ah! E lembre-se se habilitar o seu cartão para uso no exterior!
      Espero que você faça uma ótima viagem.
      Um abraço,

      Excluir
  11. Boa noite, estou programando minha ida a Lima e não consigo me decidir onde comprar as passagens Lima-Cusco-Lima e como chegar a Machu Picchu... Vc me indicaria alguma agencia e hostel que eu possa ficar com meu filho de 4 anos?
    Onde posso comprar a moeda de lá com boa cotação no Rio de Janeiro?
    Estou meio desorientada nessa busca por roteiro com criança, mas não abro não de conhecer Machu Picchu. Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taci,
      Não vale a pena comprar nuevos soles no Rio! Leve dólares para trocar ou habilite o seu cartão do banco para saques no exterior.
      Para mim, o segredo de ir com criança para Machu Picchu é fazer tudo sem pressa e com muito mais tempo do que você faria sozinha. Isto implica em gastar mais tempo se aclimatando à altitude de Cusco. Outra coisa importante, para não cansar é tentar ir para Aguas Calientes saindo de Ollantaytambo e não de Cusco. O motivo é que Ollantaytambo fica mais perto de Aguas Calientes, logo a viagem é de menor duração. Leia o post http://www.dividindoabagagem.com/2011/12/machu-picchu-dicas-para-ler-antes-de.html para se situar.
      O melhor seria já incluir as passagens Lima-Cusco-Lima dentro do seu voo internacional. De qualquer forma, há muitas agências peruanas que vendem pacotes para Machu Picchu. Eu mesma nunca usei o serviço delas, mas há um post no Sunday Cooks com indicações, veja em http://sundaycooks.com/2013/02/05/agencia-de-viagem-do-peru-indicacao/
      Boa viagem, um abraço

      Excluir
  12. Oi Lu! Estou com viagem marcada para o Peru e Colômbia em agosto e seu blog tem me ajudado muio! Muito obrigada por compartilhar todas essas informações conosco! Na hora da compra das passagens, o trecho Lima-Cusco-Lima acabou ficando de fora. Estava olhando os preços dessa passagem, e vi que a Lan tem preços bem bons (melhores até do que a Star Peru e Peruvian), mas é uma categoria apenas para residentes. Você sabe se eles realmente pedem essa comprovação? A diferença de preço é absurda comparada ao preço na TAM...fiquei impressionada!
    Muito obrigada e parabéns pelo blog!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Fernanda,
    Eu não arriscaria a comprar essa passagem só para residentes. Não sei se eles pedem comprovação (pode ser que você nem consiga concluir a compra sem o equivalente ao CPF peruano) mas eles teriam todo o direito de te impedir de embarcar e, aí, adeus viagem!
    Boa sorte, um abraço

    ResponderExcluir