domingo, 8 de agosto de 2010

Montevidéu, dicas para ler antes de viajar.

Acabei de voltar de Montevidéu e decidi começar as postagens falando sobre o que você precisa saber antes de viajar:
1. Não gosta de frio? Não vá no inverno. Parece óbvio, mas tem gente que acha que com qualquer casaquinho dá para encarar o frio da cidade. Não dá. Este ano o inverno foi especialmente rigoroso e peguei até chuva de granizo. Sem falar no vento... E, sim, a viagem foi ótima, mas eu sabia o que me esperava.

2. Onde ficar? Cidade Velha ou Pocitos? Fiquei dois dias em cada em Pocitos e dois no Barrio Sur (próximo à Cidade Velha) , mas nenhum final de semana. Gostei de ambos, mas eles têm características distintas. Pocitos tem a cara de Ipanema. Já o Barrio Sur tem um charme decadente que também me agradou bastante.
Os hotéis mais em conta costumam ficar na Cidade Velha ou no Barrio Sur, mas eu pesquisaria com calma e tentaria ficar em Pocitos, especialmente, no caso de querer curtir à noite.
3. Procure agendar a viagem de forma que você passe um final de semana na cidade. Todo mundo recomenda isto, mas não consegui fazer o sugerido. Acho, porém, que a dica é ótima.
4. O táxi é bem barato. Eu diria que cerca de 40% a 50% mais em conta que no Rio.
5. Se o orçamento estiver muito curto, os ônibus são uma boa opção apesar de serem um pouco velhos. As paradas são, normalmente, bem sinalizadas e indicam o trajeto das linhas. As pessoas ajudam no caso de dúvidas. Se você não estiver sozinho, é bem mais cômodo e prático rachar um táxi. A maioria dos trajetos entre a Cidade Velha e Pocitos sai por menos de R$ 15!
Preço da tarifa do ônibus urbano: 17 pesos uruguaios (ou US$ 0,85).
6. Dá para pegar ônibus do aeroporto para a Cidade Velha ou Pocitos desde que você esteja com pouca bagagem. O pessoal do posto de informações turísticas explica tudo direitinho. Fui carinhosamente atendida pela Sra Eulália que, não só me deu uma lista dos ônibus que poderia pegar, mas me indicou no mapa quais as paradas próximas de onde eu ficaria. Se você preferir ir de táxi, mas não quiser pagar o preço (caro) dos táxis do aeroporto, eles chamam um rádio táxi para você. O preço é bem melhor.
A parada de ônibus do aeroporto fica em frente ao terminal de desembarque, basta atravessar uma pista. Você só deve prestar atenção para a direção em que ônibus está indo. Tem que ser Montevidéu, claro.
Preço do ônibus tipo "frescão" (sem ar condicionado) do aeroporto até a Cidade Velha/ Barrio Sur: R$ 2,7 (US$1,35) 
7. Dinheiro: dólares ou reais. O dólar está um pouquinho mais valorizado e o câmbio costuma ser melhor na Cidade Velha. Em Pocitos, encontrei câmbio muito bom, mas fora do Shopping Punta Carretas.
Veja com seu banco a possibilidade de fazer saques em pesos uruguaios diretamente da conta corrente.
8. Meninas, Montevidéu é uma cidade tranquila mesmo pra quem está sozinha.
9. De táxi, tenha sempre o endereço - de preferência com indicações de ruas próximas - do seu destino. O hotel pode te ajudar chamando um radio táxi, mas não é como aqui onde, se eles não conhecem o destino, pedem informações pelo rádio. Saindo do hotel na Cidade Velha  no Barrio Sur e indo para outro em Pocitos, o motorista do táxi não conhecia o hotel para onde eu iria. Ele pediu o endereço e colocou no GPS, entretanto nem todo táxi tem um!
10. As orientações do trajeto são de suma importância para quem vai visitar as vinícolas que ficam em Canelones, município vizinho a Montevidéu. Os motoristas não sabem - ou alegam não saber - onde ficam as vinícolas. Pode-se gastar muito tempo e dinheiro "perdido no caminho" se você não fornecer informações detalhadas.
11. Todos os táxis que peguei cheiravam a cigarro. Pode ter sido azar meu, mas, se você é alérgico ao cheiro, muna-se de muito lenço de papel.
12. O Mercado del Puerto é excelente para quem gosta de carnes, porém é uma grande câmera defumadora. Gosta de churrasco, mas não de ficar com o cheiro? Procure uma mesa do lado de fora.
13. Eu não viajo para fazer compras, mas deixo a dica. Em meados de julho e início de agosto acontece a liquidação (rebaja) de inverno. Os preços são absolutamente tentadores e você encontrará uma variedade enorme de casacos, pulloveres e  congêneres. Cuidado para não sair comprando roupas nada adequadas ao inverno da sua cidade!
14. O duty free shopping de Montevidéu tem uma boa variedade de comésticos e perfumes (não tive tempo de ver as outras áreas). Os dermocosméticos da linha RoC estavam com preços ótimos.
15. Minha viagem não teria sido tão legal sem a ajuda e informações de várias pessoas e blogs/sites. Sugiro que você leia:
Viaje na Viagem
Idas & Vindas
Viajar pelo Mundo
ABC de Férias
Vitortrotamundo
Jedno pivo, konobar
Pelo Mundo
Destemperados
O Descobrimento da América +
Filigrana
A lista é de blogs/sites que falam de algum destino no Uruguai. Eu estive somente em Montevidéu.
Foto by Lu Malheiros

24 comentários:

  1. Lu, estava seguindo sua viagem, e adorei estas informações. Nem preciso dizer que fiquei com uma baita inveja do frio que você sentiu, né? rsrs
    Eu não vou a Montevidéo há muitos anos, deve estar na hora de voltar!

    ResponderExcluir
  2. Marcie,
    Ah! Que friozinho bom! O meu nariz não concorda comigo, mas que foi uma beleza foi!
    Montevidéu foi uma surpresa. Muito melhor do que eu imaginava!
    Saudades, bjs,

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, infelizmente não nos encontramos lá com o pessoal, mas fica para a próxima. Adorei a cidade! Estava frio mesmo, 3 graus à noite e 6-9 de dia, fora o vento congelante. Sobre os táxis, ainda tem aquela divisória bem incômoda entre o banco da frente e o de trás. Dizem que em Caxias do Sul também é assim.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Arthur,
    Pois é foi uma pena a gente ter se desencontrado!
    Apesar do frio de rachar, eu gostei muito da cidade e volto sem pensar duas vezes.
    Quanto ao táxi, tive um probleminha com um taxista mas nada de grave.
    abraço,

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu!
    Obrigada por sugerir o Viajar Pelo Mundo como fonte de informação sobre o Uruguai. Fiquei muito orgulhosa!!!
    Vou incluir seu blog na lista dos meus favoritos.
    Bj
    Claudi

    ResponderExcluir
  6. Claudia,
    De nada! Eu usei o seu blog, então, o mínimo que podia fazer era incluí-lo na lista, né? :-)
    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Olá Lu
    Estarei chegando em montevideu por volta das 23:30, qto gasto de taxi?
    Pago em real , dollar ou tento trocar no aeroporto por pesos?

    ResponderExcluir
  8. faltou dizer taxi até pocitos h ermitage

    ResponderExcluir
  9. Fabio,
    Eu não peguei táxi quando cheguei, só voltando. Gastei cerca de 300 pesos - mais ou menos trinta reais - de Pocitos até o aeroporto. Era dia de semana com trânsito bom. De noite a tarifa é mais cara. Ah! Eu pedi para o hotel chamar o táxi.
    Como você chegará à noite, pode ser que seja um pouco mais complicado pedir táxi. Se "a loja" de informações turísticas do Uruguay do aeroporto estivesse aberta - acho que na hora que você chegar ela já estará fechada - eles chamariam um táxi para você. Os táxis de dentro do aeroporto são mais caros e não sei se aceitam dólares. Eu trocaria um pouco de dinheiro.Se o seu portunhol for bom e se quiser arriscar, você mesmo pode chamar um táxi. Se não me engano a ligação é grátis. Lembro de dois números: 141 e 1919,mas não lembro os nomes das cias.
    A casa de câmbio do aeroporto é para estar funcionando.
    Boa viagem, um abraço,

    ResponderExcluir
  10. Olá, Lu!

    Excelente postagem! Mais dicas quase impossível. Deixou tudo muito simples para a gente.

    Obrigado.

    SRN

    ResponderExcluir
  11. Orlani,
    Que bom que gostou! Pena que eu esteja absolutamente atrasada nas postagens! De qualquer forma, muito obrigada pela visita.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  12. Lu, vc poderia me indicar um hotel legal p ficar?
    tô indo para Montevideo por Buenos Aires, vou pegar o barco depois um onibus, não tenho idéia onde deva parar o onibus, vc sabe me informar se é numa rodoviária? e se tem taxi facil?
    obrigada
    Romilza

    ResponderExcluir
  13. Romilza,
    O ônibus deve te deixar no Terminal Tres Cruces, dentro da cidade.Dá para pegar um ônibus ou táxi para seu hotel. Eu falo de dois hotéis onde fiquei no post http://dividindoabagagem.blogspot.com/2010/08/hoteis-em-montevideu-iberia-x-punta.html
    Dá uma olhada no Viagem na Viaje para mais sugestões de hotéis http://www.viajenaviagem.com/2010/08/onde-ficar-em-montevideu/ e se a grana estiver curta, veja albergues no http://www.brazilian.hostelworld.com/albergues/Montevideo/Uruguai
    Boa viagem, um abraço

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu! Achei seu blog e gostaria de saber algumas informações sobre Montevideo. Vou ficar num hotel chamado Casa Sarandi Guesthouse, vc conhece? Tem boas referências? Vc poderia me informar um lugar que vc considere indispensável de conhecer? Abraços Juliana

    ResponderExcluir
  15. Juliana,
    Montevidéu é uma cidade pequena, mas muito agradável. Não conheço a Casa Sarandi, mas ela tem boas revisões no Tripadvisor http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g294323-d1718386-Reviews-Casa_Sarandi_Guesthouse-Montevideo.html
    Gostei muito de conhecer o teatro Solis http://dividindoabagagem.blogspot.com/2011/01/teatro-solis-visita-e-almoco-no-cafe.html e, para quem gosta de carne, o Mercado del Puerto é imperdível!
    Visitei a Bodega Bouza - é uma vinícola pequena - e achei o restaurante muito agradável http://dividindoabagagem.blogspot.com/2010/08/visita-bodega-bouza.html Não é uma visita imperdível, vale a pena se você curtir vinho e tiver mais de 3 dias na cidade.
    Dê uma lida nos posts de Montevidéu listados aqui no blog!
    O Riq Freire também tem boas dicas da cidade http://www.viajenaviagem.com/americas/montevideu-ricardo-freire/
    Qualquer dúvida, volte aqui!
    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  16. Você lembra se tem ônibus de madrugada do aeroporto para Cidade Velha? É seguro? E a corrida quanto custa?

    ResponderExcluir
  17. Anônimo,
    Há poucos ônibus de madrugada do aeroporto para a Cidade velha. Não consegui confirmar, mas parece que havia um ônibus da viação COPSA que saía às 1h e outro só às 4h! REPITO não consegui confirmar esta informação. Você pode pesquisar nos sites das empresas que fazem este trajeto, veja em: http://www.aeropuertodecarrasco.com.uy/transporte.php
    A corrida de táxi pelo http://www.taxisaeropuerto.com/po/index.html está saindo a 1200 pesos, cerca de R$ 112 até a Cidade Velha.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Eu deveria ter lido isso tudo antes de viajar. Estive em Montevideu e acho que não aproveitei nada. Tenho que ir novamente, agora com as suas dicas. abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van,
      Tenho certeza de que você aproveitou o que foi possível do passeio! Se você ficou com o sentimento de não ter curtido tanto, quando der, volte!
      Um abraço,

      Excluir
  19. O passeio ao mercado é imperdível. http://www.frugaltravelgourmet.blogspot.com.br/2012/12/mercado-e-el-predio-gris.html

    ResponderExcluir
  20. estivemos em BA, mas por conta de um imprevisto não conseguimos ir até Colônia do Sacramento, nem Montevidéu... continua na lista! ótimas dicas!!

    Gostaria de dar algumas dicas para quem quiser saber mais... no nosso blog de viagens!

    Viagens baratas para Buenos Aires

    Buenos Aires - viagem para a Argentina

    Viagens baratas para Buenos Aires

    Muita Viagem - blog com relato de viagens

    ResponderExcluir
  21. Lu, adorei suas dicas, estou indo agora nos próximos dias a Montevidéu, vai eu e uma amiga, e estamos pesquisando tudo o que for necessário para ter uma viagem tranquila e proveitosa, e suas dicas sem dúvida que vão fazer toda a diferença.

    ResponderExcluir
  22. Lu, estou indo dia 13 de março e retornando dia 20 de março com meus pais. Estou emdúvida se começo primeiro por punta del leste, depois 1 dia em colonia e mais 2 em montevideo, vc poderia me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, Punta del Este está a 133 km ao norte de Montevidéu e só fica animada mesmo entre o Natal e o Carnaval. Depois desse período o movimento cai bastante. Não sei se você já viu esse post do Viaje na Viagem http://www.viajenaviagem.com/2011/11/para-entender-punta-del-este/
      Já Colônia está ao sul de Montevidéu, a cerca de 2h30 de ônibus. Não conheço nenhuma das duas cidades, mas ambas ficam mais animadinhas nos finais de semana. Dá para ir e voltar à Punta del Este no mesmo dia e o Ricardo Freire recomenda alugar carro. Para Colônia o ideal seria dormir pelo menos uma noite lá. Montevidéu não é como Buenos Aires que tem vários programas para se fazer. Talvez valha a pena investir em um hotel legal. Recomendo a visita ao restaurante da Bodega Bouza.
      Um abraço

      Excluir