sábado, 11 de abril de 2009

Saindo de Machu Picchu


Em 09/julho/12: escrevi para o call center do DRCC, órgão responsável pela venda de ingressos para visitar Machu Picchu, e a informação que me deram é que as vendas online estão suspensas temporariamente. Para mais informações leia aqui.
Atualização em 24/07/2011: Não é mais possível comprar o bilhete para entrar em Machu Picchu na entrada do Parque. Por favor, consulte o post para maiores detalhes.
Você quer o carimbo de Machu Picchu (MP) no seu passaporte? Dá para conseguir na saída, no mesmo lugar onde eles vendem o ingresso para o parque.
MP fecha às 17h. Se você for dormir em Aguas Calientes, tudo bem, saia calmanente. Se não, fique atento para o horário de saída de seu trem. Os trens saem pontualmente! Lembre-se que a descida de MP até Aguas Calientes leva de 25 a 30 min sem contar o tempo na fila para o ônibus, caso seja alta temporada, e a pequena caminhada até a estação de trem.

Lembre-se, também, que a viagem de volta à Cuzco leva 4 horas!
Se o destino de seu trem for a estação de Poroy, perto de Cuzco, é possível pegar uma van de lá até Cuzco. O preço cobrado é de 6 soles (US$ 2). Não tem mistério nenhum, um representante deles fica oferecendo o serviço na chegada dos passageiros. Este serviço é administrado pela Asociación de Agencias de Turismo del Cusco e os carros estão em bom estado de conservação.
A van não pode parar na Plaza de Armas, mas te deixa muito perto, na Plaza de Recogijo, a uma quadra da Plaza de Armas! Vale a Pena! A Sra Joici, do Del Prado Inn, foi quem me deu esta dica e não me deixou reservar um taxi para ir me buscar!
P.S.: Acabei de ler no site da Peru Rail que o trem Backpacker, o mais barato deles, está fazendo desde 01/04/09 a linha Poroy- MP- Poroy. Só para esclarecer, o Backpacker costumava sair da estação de Cuzco, não da de Poroy! Fique atento!
Atualização: Os posts da viagem estão organizados aqui
Fotos by Lu Malheiros

8 comentários:

  1. Olá,

    Tenho acompanhado seu blog pois irei ao Peru en junho!
    Suas dicas estão sendo muito úteis!!
    Você sabe se existe este serviço de van da estação de Ollanta para Cuzco??

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriela, fico feliz em saber que o blog está ajudando!
    Quanto a sua pergunta fui dar uma pesquisada no material que tenho sobre Cuzco. Primeiro, fui no site da Asociación de Agencias de Turismo del Cusco http://www.aatccusco.com/ para ver se eles tinham alguma informação sobre vans de Ollantaytambo para Cuzco. Infelizmente, eles não oferecem este serviço, não. De qualquer forma, acho que valeria a pena você entrar em contato com eles - existe um formulário no site - e perguntar o que eles sugerem. Um taxi de Cuzco para Ollanta pode sair um pouco caro; não me lembro a distância entre as duas cidades, mas a duração da viagem é de cerca de 1 hora. Com sorte, você consegue um preço razoável!
    Por último, me lembro de ter lido em algum blog que alguém foi de ônibus de Cuzco para Ollanta, mas não consegui me lembrar onde li isso! Sei que é possível, mas só! Se me lembrar de alguma coisa, postarei aqui, certo?
    Um abraço e EXCELENTE viagem!
    Lu

    ResponderExcluir
  3. E eu não consegui esse carimbo no passaporte... Não me disseram nada. Tenho que voltar.
    Abs!
    Arthur
    PS.: reparou que os micro-ônibus são fabricados no Brasil?

    ResponderExcluir
  4. Arthur, Micro-ônibus brasileiro? Não vi,não! Legal!
    Quanto ao carimbo eu jurava ter lido a informação no seu blog. Mas pode ter sido no da Carla, da Camila ou em outro lugar!
    Abç,

    ResponderExcluir
  5. Ah respondida minha dúvida!!! Obrigada...
    Estou lendo seu blog com muito carinho, pois tb estou indo viajar sózinha.
    Fikei um pouco confusa sobre como pegar o onibs de A.C para M.p. É complicado mesmo??
    Demora muito tempo para achar o caminho?
    Não estou levando muito dinheiro para a viagem... você tem dicas de qnto precisa?
    abç

    ResponderExcluir
  6. Ana Claudia,
    Pegar o ônibus de Aguas Calientes para Machu Picchu pode ser um pouco confuso para gente desorientada como eu, pois ao sairmos da estação de trem caímos em um mercado de artesanato, como eu conto aqui http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/04/pegando-o-onibus-para-machu-picchu.html
    A dica é atravessar a ponte e seguir pela rua que margeia o rio. Se você ficar confusa, pergunte a alguém, eles ajudam!
    Quanto ao dinheiro, é difícil te dar uma estimativa. Vai depender, por exemplo, se você usará táxi, se quer comprar muitas lembranças ou se vai pagar hotel/hostel em dinheiro. Alguns preços para você ter uma idéia: garrafa de água mineral (300 ml) = 1,20 a 1,5 soles; almoço = de 10 a 60 soles; sorvete = 2 a 6 soles; milho cozido no mercado = 2 soles. Você deve ficar atenta a gastos fixos como entrada, ônibus e guia para M. Picchu. Quando eu fui, 1 dólar = 3 soles.
    Boa viagem! Qualquer dúvida, volte aqui!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se eh viavel ir de buenos aires pra machu picchu. E qual a distancia e valor.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    É possível ir de Buenos Aires (EZE) até Cusco de avião e a passagem sai em torno de US$ 520 (sem taxas), segundo o Decolar. O vôo que achei seria pela LAN e fari uma escala demorada em Lima.
    De Cusco (Poroy) para Machu Picchu é preciso pegar um trem até Aguas Calientes e a duração da viagem é de 3 horas. Ao chegar em Aguas Calientes, pega-se um ônibus até Machu Picchu; o trajeto leva cerca de 30 min.
    Um abraço,

    ResponderExcluir