quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pausa para Compras

Essa senhora da foto é Hayde Palomino que trabalha no stand 240 do Centro Artesanal de Cuzco, conhecido, também, como Mercado de Artesanato. Fiquei um bom tempo batendo papo com ela que custou a aceitar aparecer na foto. Prometi que colocaria a foto no blog, então, aí está.
Como eu já escrevi aqui antes o Centro Artesanal fica no final da Avenida El Sol, pertinho da Peru Rail. Qualquer mapa de Cuzco tem a Av. El Sol. No caminho você verá outras lojas de artesanato, mas a lógica é a seguinte: quanto mais longe você estiver da Plaza de Armas, mais barato serão os preços.
Fotos abaixo: à esquerda, Centro Artesanal de Cuzco, visão de fora; à esquerda visão do interior.

No Vale Sagrado e em Machu Picchu tudo é mais caro! E a qualidade, até onde pude perceber, a mesma. Eu não viajei para fazer compras! Só trouxe umas lembranças para a família e amigos, mas darei alguns exemplos da diferença de preços.
A bolsa abaixo foi comprada da Sra Hayde em Cuzco. Preço inicial que ela me pediu pela bolsa: 35 soles. Comprei por 23 soles (US$7), pois fiquei sem graça de barganhar mais, já que em Chinchero o primeiro preço que me deram foi de 65 soles!
Agora a bolsa azul com bordados à mão. Eu a comprei no mercado de Pisac. Preço incial pedido: 90 soles. Depois de gastar um bocado do meu espanhol (viva a minha professora!) eu a comprei por 45 soles (US$ 14) e saí toda contente crente que havia feito um ótimo negócio! Lá no mercado de Cuzco, porém, o preço INICIAL que me pediram nela foi de 45 soles! Deu vontade de comprar outra, mas não comprei, não...


Com a capa de almofada abaixo aconteceu o mesmo. Comprei-a em Pisac por 18 soles (preço incial de 35 soles), mas em Cuzco o preço incial dela era de 20 soles!
Não posso garantir que TUDO o que você encontrar no Vale Sagrado e em Machu Picchu será encontrado também no Centro Artesanal de Cuzco! Se a paixão for grande e você tiver receio de não levar a lembrança dos seus sonhos, compre-a. Sugiro, porém, que você barganhe com vontade!
Importante: Existem muitos produtos feitos com lã de alpaca. Os mais cobiçados são pachiminas e casacos. No final do city tour por Cuzco nós paramos em uma fábrica de roupas que trabalha com lã de alpaca e aprendemos como identificar os produtos. Existe a lã sintética com 5% de lã de alpaca; a lã de alpaca adulta; e a lã de baby alpaca. A lã de baby alpaca é a melhor, pois não coça quando em contato com a pele. É, também, a mais cara. Por exemplo, uma pachimina simples, sem desenhos complexos, sai por cerca de 200/300 soles.
Curiosidade: É comum encontrar camisas do Brasil nas lojas. Da primeira vez que eu vi pensei que tinha me enganado; da segunda, a camisa era mesmo do Brasil e quando eu a vi na terceira loja eu decidi perguntar o motivo deles a venderem! Resposta: os turistas pedem! Podem ser encontradas, ainda, camisas do México, Equador e - em número MUITO menor, claro - da Argentina. Não lembro o preço da camisa, mas acho que não passava de 30 soles (preço incial)

Atualização: Os posts da viagem estão organizados aqui
Fotos by Lucian M.

0 comentários:

Postar um comentário