quarta-feira, 1 de abril de 2009

Passeio ao Vale Sagrado - parte 1

Fiz o passeio ao Vale Sagrado no domingo, pois o mercado de Pisac deveria estar bem movimentado, não só de turistas, mas de gente da região.
Antes de chegar a Pisac, paramos numa cooperativa que vende artesanato para turista. Eu não gostei muito, não. Queria tirar uma foto de um menino com roupas típicas tecendo. Como eu não tinha uma moeda de 2 soles - a "gorjeta" usual pelas fotos - mas somente uma de 10 soles, o menino não queria me dar troco. Apaguei a foto e peguei minha moeda de volta. Não que fosse muito dinheiro, não era, mas eu achei um abuso.


A viagem tem belas paisagens do Vale. Abaixo, o rio Urubamba

Fotos do mercado de Pisac



A variedade de alimentos no mercado é incrível!
Não coloquei aqui, mas o mercado tem uma área muito grande que vende produtos para turista: bolsas, camisetas, canetas etc... Tudo muito mais caro que no mercado de artesanato de Cuzco!
Almoçamos em Urubamba, indo para Ollantaytambo. O preço do almoço já estava incluído na excursão e a comida era ótima! Havia uma mesa de saladas e outra de pratos quentes. Pena que eu não fiz fotos.


Depois do almoço, fomos visitar Ollantaytambo. Ventava MUITO e no meio da subida caiu um cisco no meu olho! Atrapalhou um pouquinho, mas nada demais.


Recomendo visitar o Vale Sagrado ANTES de ir a Machu Picchu, por dois motivos: 1) ao visitar primeiro o Vale Sagrado você entende melhor como as cidades Incas funcionavam e isto ajuda a entender MP; 2) depois de visitar MP você, provavelmente, vai achar o Vale Sagrado sem graça!
Contratei a excursão diretamente no hotel. Preço US$ 27, com almoço incluído, menos a bebida (refrigerante) que custou 6 soles. Foi preciso, também, pagar 70 soles por um bilhete turístico para visitar os sítios arqueológicos da região. [Atualização em 05/01/2010: Dá para fazer esse passeio, sem almoço, por 25 soles, conforme a Eliane relatou nos comentários. Ela contratou o passeio em uma agência de turismo que fica na praça central de Cusco e gostou. Existem várias agências e eu acabei ficando com receio de fechar o passeio com uma delas sem ter referências. Como falei nesse post aqui a Asociación de Agencias de Turismo del Cusco (AATC) tem um bom site onde pode-se encontar as agências credenciadas. Acho que ele pode ser útil na hora de contratar passeios.]
Ah! O casal de touros que encabeça este post são comuns em todas as casas. Dizem que traz sorte e prosperidade.
Atualização: Os posts da viagem estão organizados aqui
Todas as fotos by LucianaM.

9 comentários:

  1. Olá Luciana...
    estou acompanhando sua viagem para o Peru, estou indo agora em Junho, vc tem contado da excursão para o vale sagrado?

    obrigada,
    Luciana H.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana, eu já escrevi dois posts sobre o Vale Sagrado, mas se você quiser saber mais alguma coisa é só perguntar que eu tento responder.
    Eu fechei o passeio para o Vale Sagrado (VS) com o hotel mesmo. A empresa que usei foi a Peruvian Ancient Paths. O site deles é: http://www.peruvianancientpaths.com
    Procurando rapidamente, não achei o passeio ao VS no site deles, mas dê uma olhada e se você não encontrar sugiro que entre em contato com eles por email.
    Neste post aqui http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/04/site-com-promocoes-em-cuzco.html eu falei da Asociación de Agencias de Turismo del Cusco (AATC) cujo site é esse aqui http://www.aatccusco.com/ Lá você encontrará uma listagem, com contatos, das agências de turismo autorizadas de Cuzco.
    Bom final de semana, um abraço,
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu!
    Menina, uma ótima dica para o passeio pelo Vale Sagrado é contratar as empresas que ficam pela praça. Paguei apenas 25 soles (cerca de 20 reais)pelos mesmos passeios que você fez. Apenas o almoço em Urubamba não estava incluído, mas pagamos 15 soles pelo buffet.

    Eliane

    ResponderExcluir
  4. Eliane,
    Pois é, eu já estava sabendo que paguei caro... Mas fiquei com receio de pegar as empresas da praça, pois algumas não tinham uma cara muito boa.
    Vou colocar um lembrete no post.
    Abraço e, mais uma vez, obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá Lú
    Estou indo com meu marido e filhota de nove meses em setembro para Lima, Cuzco e Puno, ficaremos 15 dias e como estamos indo com uma bebe faremos tudo muito sem pressa para não estressa-la.
    Estou pesquisando tudo que posso e acho que consegui em fim completar um roteiro agradável e divertido!
    Contudo, uma dúvida quanto a asistência médica tem me tirado o sono! Você acha que terei problemas se precisar de um pediatra?? Farei um seguro viagem, mas mesmo assim estou um pouco preocupada!
    Beijos
    Claudia Bichler Cavalcante

    ResponderExcluir
  6. Claudia,
    Desculpe-me a demora para te responder!
    Difícil dizer como é a assistência médica pediátrica peruana. No seu lugar eu faria o seguinte: a) ligaria para o seguro saúde (você já fez um ou vai usar o do cartão, certo?) e tentaria pegar o nome/endereço das emergências pediátricas das cidades que vocês irão visitar; b)conversaria com o pediatra sobre a questão do mal da altitude em bebês, principalmente, como suspeitar se há algo de errado. Se você mora no Rio o CIVES http://www.cives.ufrj.br/ orienta os viajantes em uma consulta (presencial, não online) excelente. Mas é preciso agendar e não sei quando vocês embarcam; c) por último, escreveria para o site oficial de turismo do Perú http://peru.travel/en/ e pediria uma ajuda.
    Quanto estive em Lima e Cusco não usei nenhum serviço médico. Estive em uma única farmácia que me pareceu "normal" e eles tinham um farmacêutico.
    Lamento não poder ajudar mais, um abraço,

    ResponderExcluir
  7. Oi Lú,
    Que isso obrigada você pelas dicas!
    Vou entrar em contato com o seguro saúde antes de ir!
    Quando voltar relato como foi essa aventura com um pequena a tira colo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Lu!
    Você acha que seria viável pedir ao organizador da excursão que nos deixasse em Ollanta para de lá pegarmos o PeruRail para Águas Calientes?
    Ou perderíamos muito do que se vê depois de Ollanta?
    Pois pretendo ir ao VS na véspera de subir ao MP, então acredito que isso me economizaria tempo e um dinheirinho.
    De Ollanta -> MP tem um Vistadome 603 às 15h37, um Expedition 75 às 19h e depois um Expedition 51 às 21h.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. niNa,
      Acho possível pedir para o pessoal da excursão de deixar em Ollanta. A Wanessa, do Cadernos de Viagem, contratou um taxista para levá-la a Ollanta. Leia o relato dela http://cadernosdeviagem.wordpress.com/2009/07/17/o-vale-sagrado-sul/
      Abraço

      Excluir