domingo, 26 de abril de 2009

Cuzco - city tour - parte 2

Depois de Saqsaywaman eles nos levaram para Tambomachay que, segundo o guia, quer dizer "lugar de descanso" e foi destinado ao culto à água.


Fomos a Puka Pukara

E, por último, a Q'enqo, mas já havia escurecido e não consegui boas fotos. O Arthur do Agora Vai também teve o mesmo problema, mas, ao menos, conseguiu uma boa foto.
Antes de voltarmos para Cuzco, passamos numa fábrica de roupas de lã de alpaca. Não lembro o nome, mas foi lá que aprendi a diferença entre os diversos tipos de lã! A baby alpaca, lã da primeira tosa, é a melhor e não coça ao contato com a pele. É, também, a mais cara.
Conclusão: gostei do city tour apesar dele incluir somente duas visitas na cidade de Cuzco mesmo.
Preço total: US$48 . Desses, US$ 15 foram para a agência, 25 soles para visitar a catedral, 10 soles para o Qorikancha e 70 soles para a entrada aos sitios arqueológicos próximos a Cuzco.
Agência que usei: Gatur/Cusco. Falei com a Gabi no telefone 984765025 por indicação da Nathalie, nossa guia do passeio ao Vale Sagrado. Existem muitas agências de turismo na cidade e algumas com um aspecto pouco confiável. Verifique se o city tour inclui a entrada aos 4 sítios arqueológicos. Algumas agências só oferecem o passeio a 2 deles. Como o preço do boleto turístico é o mesmo, sugiro que você visite todos os sítios. Para maiores informações de agências em Cuzco consulte a Asociación de Agencias de Turismo del Cusco (AATC) . Já falei da AATC aqui.
Curiosidade: Não é costume dar gorjeta nem para o guia nem para o motorista.
Atualização: Os posts da viagem estão organizados aqui

5 comentários:

  1. Lu, dá pra fazer estes tours por conta própria ou só contratando a agência?

    ResponderExcluir
  2. Estou com a mesma dúvida...grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Macalister,
      Que eu saiba, por conta própria só contratando um táxi, não dá para ir de ônibus/a pé. Certifique-se de que o taxista conhece um pouco da história do lugar. Visitar estes sítios sem ter uma explicação não me parece muito bom, por isso preferi uma excursão.

      Excluir
  3. quais foram os horarios de saida/chegada desse tour?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      O passeio foi feito à tarde, com saída às 14h (passaram às 13h45 no meu hotel) e retorno por volta das 18h/19h. Confirme a duração do passeio com a agência com a qual você fechar o tour.

      Excluir