sábado, 21 de março de 2009

Tarifa Unificada de Uso de Aeropuerto (TUUA)

Foto: Grupo na fila do check-in, minutos depois de eu ter feito o meu..

Atualização (set/12): atualmente, a maioria dos bilhetes já incluem a TUUA! Na Star Perú, por exemplo, eles avisam que a TUUA já está incluída em todos os vôos, exceto os que se originam em Andahuaylas e Huanuco.

A TUUA é uma taxa que deve ser paga, EM DINHEIRO, antes de qualquer embarque em um aeroporto peruano. Os valores variam de acordo com o aeroporto e o tipo de vôo, nacional ou internacional. Os valores da TUUA são expressos em DÓLARES. Você pode pagar a taxa com soles, mas o valor a ser pago varia de acordo com o câmbio do dia.
Valores que paguei
Lima – Cuzco – US$5,84 ou Sl 18, 98 (câmbio a 3,25)
Cuzco – Lima – Sl 13,50 (não tenho o valor em dólares)
Lima- Brasil – US$ 31 ou Sl 101,68 (câmbio a 3,28!)

Recomendação: pague a taxa em dólares. Paguei a TUUA no embarque de volta para o Brasil em soles, pois ainda tinha alguns na carteira, porém o câmbio de 3,28 estava bem acima do esperado. O melhor câmbio que consegui durante toda a viagem foi 1 dólar = 3,20 soles em Cuzco. No dia anterior ao embarque para o Brasil, troquei um pouco de dólares a 3,18, uma taxa considerada boa para o dia.
Existe um projeto para a incorporação desta taxa no preço da passagem ver aqui.
Atualização: Os posts da viagem estão organizados aqui

10 comentários:

  1. Luciana, adorei seu blog e peguei informações muito boas nele. Aliás a compra da minha passagem LIM-CUZ-LIM foi um rolo danado, se tivesse visto a tempo seu post a respeito ia agilizar bastante.
    Bem, vou para MP em agosto e gostaria de saber sobre sua experiência com cartão de crédito, como é a aceitação por lá?

    Um abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Fernando, muito obrigada pela visita e pelo gentil comentário! Espero que tudo corra bem na sua viagem!
    Infelizmente, usei muito pouco o meu cartão de crédito VISA em MP e Cuzco. O que posso te dizer é que paguei hotéis e restaurantes, sem problemas, com o cartão. Para compras em geral eu usei dólares ou nuevos soles.
    A Wanessa do Cadernos de Viagem acabou de voltar de lá. Acho que vale a pena você perguntar à ela.
    Neste post aqui http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/02/outras-viagens-lima-cusco-puno-e-etc.html
    tem uma lista de vários blog que falam de MP, dentre eles, o blog da Wanessa.
    Desculpe-me não poder ajudar mais!
    Bom resto de semana, um abraço,
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana,
    O blog é ótimo! Estou indo para o Perú em novembro, sozinha, e estou amando as dicas do blog, vai me ajudar bastante para a viagem...Eu já tenho o trecho São Paulo/Lima, Lima/São Paulo mas estou tendo dificuldades com o trecho Lima/Cusco, se você tiver sugestões... Muito obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Obrigada pelo comentário.
    Fiz um post falando como consegui compar a passagem Lima-Cusco. Ele está em http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/02/resolvendo-passagem-lima-cusco.html
    A Condor Viajes pode não ser muito eficiente para responder emails, mas eles funcionaram bem quando telefonei. Dá uma olhada lá no post que você encontrará mais dicas e um link para o Aquela Passagem com indicações de outras agências que o pessoal usou (ver nos comentários).
    Boa sorte e excelente viagem!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Lu,

    essa taxa não estava inclusa na sua passagem?

    Todos os blogs que falam sobre o Peru contam que devemos pagar essa taxa, mas como comprei a minha passagem com uma agente de viagem acabei perguntando a ela sobre esse custo extra e ela me garantiu que já está incluso no valor pago.

    Não botei muita fé nessa respostas... vamos torcer para que ela esteja certo :)

    Comecei hoje a devorar os seus posts, acho que você ainda vai ver muitas perguntinhas minhas por aqui :D

    Obrigada!

    Bjs,

    Nati

    ResponderExcluir
  6. Nati,
    Tudo bem?
    Acabo de voltar de Lima/Arequipa e a TUUA estava incluída no vôos de Lima/Rio e Lima/Arequipa. Só precise pagar a TUUA do trecho Arequipa/Lima, que foi bem barata, pois o trecho é doméstico.
    O site do aeroporto de Lima http://www.lap.com.pe/lap_portal/tuua.html diz que passagens compradas a partir de 10 de outubro do ano passado, já devem incluir a TUUA no preço. Por outro lado, eles dizem que é de responsabilidade do passageiro confirmar com a linha aérea essa informação.
    Como tirei a minha passagem com milhas em julho/10, achei que teria que pagar a TUUA. Na hora, antes de passar pelo Raio X, a moça que conferia os cartões de embarque me avisou que a TUUA já estava incluída no meu bilhete.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Gente por favro me deem um help.
    Todos vcs falam sempre em dólar, será que posso levar real e trocar por soles?
    Alguém já fez isso?
    Vcs acham que vale a pena?
    obrigada

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,
    Em Lima, você encontra alguns lugares que trocam reais, mas a cotação nunca é favorável.
    Minha sugestão é a do Ricardo Freire: habilite o saque direto em conta usando o seu cartão do banco. Leia em http://www.viajenaviagem.com/2011/08/a-melhor-moeda-para-levar-para-o-exterior-seu-cartao-do-banco/
    Se não der, leve dólares.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. bom dia
    To adorando o blog,tirei várias dicas boas...
    Pretendo ir em maio pra Lima e Cusco,a duvida é,posso comprar a passagem direto no aeroporto e pagar em soles?
    Grato, Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, teoricamente pode, mas sai muito mais caro e não há garantia de que você conseguira lugar para o voo pretendido.
      Um abraço

      Excluir