sábado, 28 de março de 2009

Cuzco - O mal da altitude

Assim que cheguei a Cuzco, literalmente ao sair do avião, dei de cara com esta propaganda aí da Sorojchi Pills. Sorojchi ou Soroche é o nome que eles dão ao mal da altitude. As tais pílulas não previnem, mas aliviam bem os sintomas, principalmente, a dor de cabeça. O equivalente brasileiro as Sorojchi Pills é a Cibalena A.
Por sorte, e graças a ajuda da minha querida homeopata, eu não me senti mal! Tenho que esclarecer, contudo, que não abusei. Cheguei às 8h15 no hotel e como eles liberaram meu quarto mais cedo - o check-in era às 10h30, mas às 8h30 o quarto estava liberado! - eu fiquei deitada quietinha até às 12h. Depois, sai lentamente para conhecer um pouco da cidade e quando eu percebi tinha caminhado o dia todo!
O ideal é não planejar muita coisa para o dia que se chega a Cuzco a menos que você venha de um lugar ainda mais alto como La Paz!
Uma dica que uma prima me deu é que sai mais barato comprar as Sorojchi Pills em Cuzco mesmo. Em Lima elas são muito caras, cerca de US$20!
Mais uma coisa: é possível comprar antiinflamatórios e antibióticos sem receita médica.
Atualização: Os posts da viagem estão organizados aqui

5 comentários:

  1. Lu, bom dia!

    Estou planejando minha viagem ao Peru e tenho medo de acabar não aproveitando por conta do Soronche. Gostaria de saber o que a sua homeopata indicou? Não costumo me tratar com homeopatia mas utilizo muito com o meu filho e sei que dá resultados.

    Obrigada,

    Thaisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaisa,
      Os medicamentos homeopáticos são individualizados, não só quanto ao tipo usado, mas também quanto à dinamização. Peça ajuda à homeopata de seu filho, ok?
      Um abraço

      Excluir
  2. Olá,
    Chegarei em Cusco de madrugada, após ônibus vindo de Puno (04:30). Se o hotel abrir mão, pretendo dormir um pouco e depois sair pela manhã já para marcar o City Tour à tarde.
    Será que pode ser "perigoso"?
    Obrigada!
    Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra,
      A reação de cada um ao mal da altitude é imprevisível. Se você tiver passado uns dias em Puno, melhor, pois a cidade já está a uma altitude bem elevada. Do contrário, eu pagaria um pouco mais e descansaria no quarto. Caminhe lentamente e evite bebidas alcoólicas.
      Não chega a ser "perigoso" fazer o city tour à tarde. Normalmente o que acontece é um mal estar (tonturas e vômitos principalmente). Na dúvida, não viaje sem seguro saúde.
      Um abraço

      Excluir
    2. Obrigada, Lu.
      Já tinha passado por Arequipa e Puno, acabei não sentindo nada, a não ser o cansaço, é claro.
      Optamos por pegar um quarto quando chegamos, estávamos muito cansados. E fizemos o city tour no mesmo dia, sem problemas, já descansados.
      Obrigada pela sua resposta!

      Excluir